A preocupação com a preservação de recursos hídricos deve ser constante na vida do cidadão. Ocasiões como a Semana Municipal da Água, no entanto, proporcionam uma programação específica que estimula a reflexão sobre o papel de cada um no combate ao desperdício de um recurso natural que é fundamental para sobrevivência do planeta.
Embora ainda tenha muito a ser feito em prol do meio ambiente, pode-se dizer que já houve avanços, tanto no que se refere à legislação ambiental, como nas atitudes das pessoas. Há mecanismos legais prevendo a preservação de recursos naturais, exigindo dos empreendimentos a adoção de medidas que evitem a poluição e o desperdício de água.
Em casa, na escola, no trabalho… enfim, nas atividades do cotidiano, o cidadão deve estar atento para não provocar danos ao meio ambiente. E isso passa pelo uso racional da água, da energia elétrica e pelo descarte correto dos resíduos produzidos no dia a dia. O cidadão também deve auxiliar na fiscalização, denunciando ações irregulares.
A participação das escolas nessa caminhada em prol do meio ambiente é fundamental. E essas instituições têm feito a sua parte através da educação ambiental. Como se percebe em matéria publicada na edição desta terça-feira, 2, o papel dos estudantes é importante, pois são multiplicadores de ações, estimulando o comportamento ambiental correto nas famílias.
E os empresários, nos mais variados segmentos, devem fazer a lição de casa, assim como os trabalhadores e os cidadãos em geral. Todos ganham com esse esforço coletivo, vivendo em um mundo mais limpo, e com recursos naturais preservados e disponíveis.