Quando, em novembro de 2020, um ano já tão difícil para todas as cidades, a Kildare anunciou que não mais produziria seus calçados em Maratá, a notícia causou espanto, preocupação e muita tristeza na comunidade. Agora, a Administração Municipal anuncia que a empresa, que veio originalmente à cidade do Vale do Caí no ano de 1997, voltará a operar na cidade. Melhor que isso, já inicia o processo de recrutamento de colaboradores para os setores de corte e costura de calçados. São 60 vagas para os cargos de supervisão, auxiliar, costureira, cortador, viradeira, preparadeira, chanfradeira e serviços gerais. É uma grande notícia, não apenas para Maratá, mas para toda a região.
Primeiro pelas questões econômicas. É bom ver que, passado o pior do furacão Covid-19, no que diz respeito ao impacto econômico, boas notícias começam a surgir. Um bom termômetro para isso são as vagas de emprego publicadas pelo Ibiá em todas as suas edições. Quem acompanha já percebeu que o número de oportunidades disponibilizadas pelo Sine tem aumentado, se comparado com meses atrás. E esta é a melhor das notícias. Porque representa mais trabalhadores empregados, mais renda às famílias e mais dinheiro circulando na cidade. O comércio vende mais. Os prestadores de serviço trabalham mais. As indústrias produzem mais. Essa melhora geral do mercado de trabalho tem impacto na vida das pessoas como um todo, mesmo daquelas que em nenhum momento perderam sua ocupação. Afinal, quando uma loja fecha por conta de vendas baixas, mesmo aquele cliente que manteve sua renda estável, fica sem ter como consumir. Isso é natural da vida em sociedade, de alguma forma você sempre será impactado.
Mas, além das razões puramente econômicas – e importantes – para festejarmos o retorno da Kildare, há, ainda, motivações afetivas. A população de Maratá, ao longo dos mais de 20 anos de relação com a empresa, criou laços com a indústria calçadista. E teve na sua partida um forte baque. Agora, recebe um sopro de esperança por dias melhores.
Que venham muitas outras empresas para Maratá, Brochier, São José do Sul, Pareci Novo e Montenegro. Que venham muitas mais para o Vale do Caí como um todo e o Rio Grande do Sul inteiro. Nosso povo merece emprego e oportunidades para crescer.