Na próxima quinta-feira, dia 28, a Associação dos Jornais do Interior do Rio Grande do Sul (ADI/RS) completa 30 anos de fundação. A entidade, da qual o Jornal Ibiá é integrante, congrega jornais diários de todo o Estado. Cada uma dessas organizações de mídia local, junto de sua comunidade e respeitando as características da sua gente, colabora para que sejamos um Estado cujo povo tenha direito à informação.
Nos últimos 30 anos, a vida das pessoas passou – e segue passando – por uma grande transformação.
Avanços tecnológicos que causam mudanças de comportamento na sociedade. A sua forma de se relacionar com o Ibiá vem mudando nos últimos anos, certo? O impresso se aproxima de completar 40 anos, mas hoje foi agregado a ele o portal, a rádio e as redes sociais. Ampliaram-se as plataformas, multiplicaram-se as telas, fazendo crescer o alcance. A responsabilidade que o Ibiá tem com sua comunidade, porém, segue a mesma de quase quatro décadas atrás.
Agora multiplique essa mesma responsabilidade e senso de comunidade existente no Ibiá pelas dezenas de outros veículos de imprensa local integrantes da ADI. Juntos, eles representam a força, não apenas a da imprensa local, mas das suas cidades sede e regiões. As festas locais, as dificuldades cotidianas, as rusgas particulares daquela terra ou as grandes necessidades da sua gente. São estes os assuntos que estampam as páginas e as telas de um veículo local de imprensa. Não o crime assombroso que, por mais relevante que pareça em rede nacional, não representa a rotina de nenhuma pequena ou média cidade, nem faz ver as características daquela gente.
No Ibiá de hoje você confere a procissão montenegrina a São Jorge e Ogum, o povo de São José do Sul celebrando a Gutes Fest, o Kerb de Campo do Meio e outras tantas atividades e notícias que interessam apenas para a nossa gente. E que se não for o Ibiá a noticiar, dificilmente será visto em veículo de imprensa algum. É por isso que o Ibiá se mantém circulando, seja qual for a plataforma. Parabéns ADI pelos 30 anos de fortalecimento dos jornais do interior e, por consequência, das localidades onde estão instalados.