Na próxima segunda-feira, dia 5, a cooperativa Unimed Vale do Caí comemora 50 anos de fundação. Um projeto que iniciou do sonho de alguns médicos destemidos, em São Sebastião do Caí, agora é referência para todo o Vale. Para além do hospital – um projeto ousado e que, no início de 2022 completou 22 anos em plena expansão – a cooperativa oferece as mais variadas opções de assistência em saúde aos cidadãos. Planos, consultas, exames, pronto atendimento e, o mais importante, atenção ao bem-estar. Os grupos de apoio, como o de gestantes; e o Amigas do Peito, às mulheres que enfrentam câncer de mama; ganharam vida própria e atendem pessoas que buscam auxílio nesses momentos tão importantes. O projeto de saúde da Unimed vai além, com fomento a atividades que estimulam a vida saudável, garantindo que os pacientes, mais do que atendimento médico, tenham qualidade de vida.
Se o objetivo da cooperativa era trabalhar por atendimento em saúde qualificado, ele vem sendo cumprido pelos profissionais que ali atuam. E são muitos colaboradores que trabalham diariamente, ajudando a construir o sonho daquele grupo de médicos. Cada um merece um cumprimento especial, nesta data. Sem esses servidores que estão e que já passaram por todos os setores da Cooperativa, os sonhos não seriam possíveis.
Com essas características, somadas à constante expansão, fruto da administração rigorosa de muitas diretorias que passaram pela Cooperativa ao longo dessas cinco décadas, os prêmios e reconhecimentos recebidos nas mais diversas áreas são inquestionáveis. De uma sede com apenas uma mesa, uma cadeira e alguns poucos papeis, à atual estrutura, muitos sonhos passaram pela cooperativa. De médicos, enfermeiros, funcionários, pacientes que buscavam saúde, cura de alguma doença, diagnósticos mais precisos – possíveis graças à tecnologia empregada – e, claro, sonhos de vidas que iniciaram nas dependências do HUVC, marco da Unimed Vale do Caí.
Por tudo isso, mais do que uma cooperativa, a Unimed faz parte da vida dos montenegrinos e, claro, dos gaúchos. Ao contemplar a história, só é possível desejar um futuro de conquistas.