Nódulos de tireoide são muito comuns. Só no Brasil, mais da metade da população irá desenvolver um nódulo na tireoide ao longo da vida. A maioria dos casos são benignos, o que é uma boa notícia, mas é preciso muita atenção quanto aos tipos de procedimentos adotados para administrar os sintomas ou a alteração estética no pescoço do paciente.
Muitos pacientes diagnosticados com esses nódulos benignos acabam passando por um procedimento cirúrgico sem necessidade. Dessa forma, ficam expostos a vários riscos, começando pelos inerentes a cirurgia com internação e anestesia geral, possibilidade de alteração na voz (rouquidão), cicatriz aparente no pescoço, além de uma provável necessidade de tomar hormônio para o resto da vida.
A medicina evolui constantemente e com isso novas opções de tratamento surgem para melhorar a qualidade de vida e a saúde do paciente. E uma das alternativas mais tecnológicas e recentes para tratar nódulos benignos sem cirurgia é a Ablação por Radiofrequência.
Trata-se de uma técnica muito utilizada na Itália e na Ásia, e que começou a ser feita no Brasil em 2017. O método já consagrado nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo agora está disponível no Rio Grande do Sul, onde foi realizado pela primeira vez por um cirurgião de cabeça e pescoço no dia 05 de agosto, em Lajeado. A paciente, liberada do hospital no mesmo dia, passa bem e agora poderá levar sua vida normal, fazendo apenas avaliações periódicas. O nódulo, após a ablação, reduz de 50% a 80% o seu tamanho, melhorando tanto a estética quanto os sintomas.
Benefícios da Ablação por Radiofrequência:
– Procedimento ambulatorial minimamente invasivo
– Sem cicatriz no pescoço
– Sem necessidade de tomar hormônio pro resto da vida
– Diminui os riscos cirúrgicos
E o que muitos podem se perguntar: como sei se estou com um problema na tireoide?
É importante ficar atento a um conjunto de sintomas, que podem se apresentar de forma individual ou simultânea. Procure seu médico em caso de problemas para engolir, dificuldade para respirar, abaulamento no pescoço – que é o inchaço ou desconforto estético, e alterações hormonais provocadas pelo nódulo.