Boas expectativas no Legislativo de 2025

A Câmara Municipal de Montenegro deu uma boa sacudida no último pleito, alterando em número de sete novos edis a sua futura composição, restando, portando, reeleitos apenas três dos dez vereadores da legislatura atual que termina nos próximos dias, final deste ano de 2024. Haverá assim, a partir de janeiro de 2025 uma natural mistura de inexperiência legislativa, por parte dos novatos, com a vontade de fazer e de se destacar, de modo a mostrarem todos esses novos nomes ao que vieram, à exceção de dois nomes que já atuaram como vereadores no passado, sendo que um deles inclusive foi eleito prefeito do município.

E um dos aspectos mais interessantes das urnas apuradas aqui em Montenegro é, sem sombra de dúvida, o fato de que teremos uma composição de absoluta igualdade entre o número de vereadores e vereadoras, uma vez que as dez cadeiras serão ocupadas nos próximos quatro anos por cinco homens e cinco mulheres, o que é de se louvar. Montenegro, a propósito, é das pouquíssimas cidades do Brasil com esse grau de igualdade no seu corpo legislativo municipal, o que demonstra que a população montenegrina apostou pesado nas candidaturas femininas, reelegendo a única vereadora atual, a competente Ana Paula Machado, e trazendo quatro novos nomes de mulheres a legislar a partir de agora.

Com a reeleição do Prefeito Gustavo Zanatta e seu Vice Cristiano Braatz, os quais desempenharam uma espetacular primeira gestão, o que lhes propiciou fácil recondução aos postos, é de se imaginar que os poderes Executivo e Legislativo consigam avanços significativos no próximo período e, se isso se confirmar, quem ganha é a população montenegrina.

A meu juízo, a maior preocupação que deveria nortear tanto os gestores quanto os legisladores municipais é a tomada de todas as medidas possíveis de prevenção e/ou contenção para o caso de novos episódios de alterações climáticas extremas, eis ser a região alvo recorrente dessas catástrofes.

Graças a Deus tivemos também, sob o comando do atual Chefe da Defesa Civil, Clóvis Eduardo Pereira, uma atuação irretocável, o que nos protegeu de desastres ainda mais graves e prejuízos inestimáveis. Ele, juntamente com o Corpo de Bombeiros da cidade desempenharam papéis de verdadeiros heróis e devem receber todo o reconhecimento por tal.

É, pois, hora de aguardarmos o início do novo ano, saudando a todos os vereadores e vereadoras eleitos, bem como aos três reeleitos, e esperando que tenham, nos próximos quatro anos, disposição para a apresentação de vários projetos de lei que dialoguem com as necessidades e os anseios da cidade.
Que venha 2025!

Últimas Notícias

Destaques