Sem dúvida nenhuma, viver na boa, ou melhor, na ótima, é ter equilíbrio. As coisas têm que ser assim! nem mais… nem menos… na medida. Para mim, o segredo da felicidade e da harmonia é viver uma vida equilibrada. O Budismo prega o equilíbrio. Quem curte e vive nesse preceito de fé demonstra alegria em viver e entendimento na vida e da vida.
Até a fé sem moderação é maléfica. Pouca é idiotice, muita é paranoia. Fé em nós, na vida, nas coisas boas, mas com moderação. A medida de todas as coisas, e todas as coisas têm sua medida exata. Às vezes até fica aquela vontade de querer mais ou fica a reclamação que foi de menos.
Seja na alimentação, no amor, no sexo, nas vontades e desejos… isso tudo com equilíbrio só nos faz bem. São os excessos nos fazem mal, nos causam tristezas e até doenças. Até uma certa medida de estresse nos faz bem. E, por aí vai.
O grande segredo da longevidade está no equilíbrio… na maneira como vivemos. A moderação é sinônimo de equilíbrio. Viver em excesso abrevia nossa existência! Certa vez ouvi de uma pessoa de idade, que após uma refeição ela sempre saia da mesa com vontade… mas se controlava e com isso prolongava sua existência. Acreditei que essa pessoa encarava tudo em sua vida… assim…
Com o avanço do tempo vamos encarando a vida com mais moderação… e vamos nos conscientizando do mal que fazem os excessos. Viver em equilíbrio não é fácil…mas é necessário…
Luis Fernando Quaresma
Comissário de Polícia Civil