A questão ambiental nunca esteve tão ativa no dia a dia. Da separação do lixo em casa até os cuidados com o consumo de água ao lavar as calçadas, são atitudes que evocam o senso de responsabilidade em relação ao meio ambiente. Esse compromisso vai além dos cidadãos, abrangendo também iniciativas públicas e privadas. No caso das empresas, suas ações ganham ainda mais projeção, já que devem fomentar o desenvolvimento sustentável combinado com a oferta de seus produtos e serviços, sem faltar com a qualidade.
Na Braskem não é diferente. A companhia está focada em buscar soluções para aperfeiçoar os processos operacionais a fim de aumentar a eficiência sem deixar de fazer bom uso de recursos energéticos e combustíveis fósseis. Recentemente, alinhada com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU para 2030, a empresa assumiu novos compromissos na construção de um futuro melhor para a sociedade.
Ao delinear estratégias para ser uma empresa carbono neutro até 2050, a companhia reconhece seu papel como parte corresponsável no combate às mudanças climáticas. Diante disso, não poupa esforços para alcançar a redução de suas emissões por meio da eficiência energética e aumento do uso de fontes de energia renováveis com a ajuda de parcerias que agreguem inovação e tecnologia.
A Braskem foi pioneira na criação do I’m green™, plástico feito a partir da cana de açúcar que reduz as emissões dos gases que causam o efeito estufa, uma inovação produzida no Rio Grande do Sul e exportada para o mundo todo. Este ano, a produção completa 10 anos e terá sua capacidade produtiva no Polo de Triunfo ampliada – de 200 para 260 mil toneladas ano. Além disso, está investindo na produção do I’m green™ a partir da reciclagem de plásticos pós consumo.
Para que o futuro seja melhor, as ações de todos precisam começar no presente, de forma interligada. Por isso, as iniciativas relacionadas aos cuidados ambientais não podem ficar restritas à área de produção e devem ganhar relevância também fora dela, impactando positivamente as comunidades.
Para nós, cuidar também é preservar, é despertar novos olhares para nosso entorno e, assim, valorizar a natureza que está logo ali, ao nosso alcance. Foi com esse objetivo que em 1991 foram inaugurados a Estação Ambiental Braskem e o Museu de Ciências Naturais, formando o Parque de Proteção Ambiental, uma área de 68 hectares situado no cinturão verde do Polo Petroquímico de Triunfo, abrigando uma ampla variedade de espécies da fauna e flora.
Em 30 anos, o parque recebeu mais de 227 mil visitantes da comunidade, dentre eles centenas de estudantes, professores, educadores e pesquisadores, além de familiares e funcionários do Polo. Assim, conhecendo os ciclos da vida por meio de atividades lúdicas, os grupos têm a sua consciência ambiental fortalecida e fazem germinar a semente do cuidado com a natureza. Com isso, as empresas cumprem seu papel enquanto agentes de preservação ambiental e multiplicadores de boas práticas.
Daniel Fleischer
Gerente de relações institucionais da Braskem no Rio Grande do Sul