A primeira coluna do ano não podia ser outra se não sobre renovação. E acredito que essa seja a palavra que vai direcionar todo esse ano de 2023, pois é o que o mundo precisa depois de uma pandemia que levou mais de 15 milhões de pessoas, e dilacerou famílias, sonhos, amores e esperanças.
Há quem ainda não compreenda o impacto e o tamanho dessa pandemia. Uns por não se informarem, por não acompanhar suficientemente os relatórios e os jornais do mundo, outros por uma ignorância baseada na estupidez negacionista… clubista, por assim dizer. Pois, enquanto as doenças cardiovasculares, que são a maior causa de morte por doença no mundo, matam por volta desse valor por ano, elas são advindas de uma vida inteira de má alimentação, tabagismo, sedentarismo, entre outros péssimos hábitos; já a pandemia matou pelo simples fato de se passar a doença de um para o outro. Em uma semana se estava bem, na outra, na UTI torcendo pela vida, em um jogo de dados muito bizarro. Mas, felizmente, profissionais da saúde do mundo todo, com um esforço em conjunto nunca visto na história da medicina, descobriram como combater e controlar o maldito vírus, produzindo uma série de vacinas em tempo recorde. E isto salvou o mundo, literalmente.
E agora é hora de juntar as energias, respirar fundo, olhar para o horizonte, e renovar as esperanças. Renovar os sonhos, os amores, o futuro. Pois ainda que muito se tenha perdido, todos nós sobrevivemos e estamos aqui, com energia, raciocinando e aptos a conquistar os sonhos novamente. É hora de renovação. Pois o mundo é vasto; a vida é vasta; e as possibilidades são infinitas. E, como diz uma frase que há muito tempo li: “a você que tudo perdeu, saiba que de agora em diante, então, só tem a ganhar”, porque o mundo é feito de escolhas e todas elas se abrem a nossa frente. E para aqueles que ouvem os sussurros de Deus no seu mais intimo, é inspirado nas melhores delas.
É hora de renovação, ver por um novo ângulo, testar um novo caminho, buscar uma nova experiência. Se esses dois últimos anos foram difíceis, agora é hora de aproveitar a força desenvolvida nesse tempo de resistência. Pois, a vida nos mostrando como é frágil, também nos mostrou o quanto é bela e o quanto precisamos admirá-la e aproveitá-la com coisas boas, produzindo momentos e lembranças maravilhosas com as pessoas que mais amamos. E, agora, depois de um período tão difícil, todos desenvolvemos essa força para lutar com mais garra, para ir com mais decisão atrás daqueles sonhos que antes estavam engavetados.
Portanto, respire fundo, levante-se, e repita para si mesmo: “é o momento de eu fazer isso. Fazer o que sempre sonhei”, porque você poderia estar entre os 15 milhões, mas escapou. Poderia nunca ter a chance de correr novamente atrás dos sonhos, mas teve uma segunda chance. Não desperdice. Escolha percorrer aquele caminho que sempre quis tomar, e vá por ele, sem hesitação. É tempo de renovação.