Em trinta e nove anos de existência, diversas pessoas passaram pela minha vida. Algumas nada agregaram e muitas, sempre deixaram importantes lições, mesmo que algumas lições não foram tão positivas, mas de toda sorte, continuam sendo lições.
Nesta caminhada tive o privilégio de conhecer gente bastante eclética, peculiar e que pensava, em sua grande maioria, de forma diferente da minha. A grande sacada da vida é poder pensar e isto, nos difere de muitos seres, os que julgamos irracionais. Aliás, hoje podemos afirmar que animais de estimação como cachorros e gatos já não fazem parte da irracionalidade, pois sabe-se que eles pensam, sentem e sabem o que fazem, diferente de alguns seres tidos como racionais.
Já são trinta e nove anos em que as lições vem de todas as partes, da pessoa mais simples até a mais culta. Cabe lembrar ou dizer que cultura muitas vezes não é sinônimo de inteligência, já que de nada adianta eu ter toda a cultura do mundo e ser arrogante ou soberbo.
O barato da vida é poder sentar com amigos e discutir, de forma civilizada, sobre as coisas que a vida nos traz. Notícias que estão em manchetes, acontecimentos mundiais, fatos históricos. Uma coisa que chama muito minha atenção são assuntos relacionados a segunda guerra e aviação, principalmente daquela época. Apesar de não ser meu assunto favorito, política faz-se necessário discutir.
Por falar em política, o que vejo hoje, são pessoas irracionais brigando e esquecendo do preceito básico da individualidade. Esquecem do respeito. Não respeitam a opinião dos outros, pelo simples fato de pensar de forma diferente. Nem sempre o diferente é errado. Tudo depende do ponto de vista.
E vamos e venhamos: desfazer amizades por motivos de política é igual a brigas que aconteciam quando eu era criança, onde o dono da bola, se contrariado, acabava com o jogo, colocava o brinquedo de baixo do braço, se enchia de razão e ia para casa chorar.
Então, nestes trinta e nove anos, nunca desfiz uma amizade por divergir da opinião de alguém. Divergir faz parte, entender é uma arte e discutir (conversar) é uma forma de entender a opinião alheia e se informar.
Isto nos faz seres racionais!