Dom Claudio Hummes, uma vida e um Lema: “Vós sois todos irmãos”

Ontem pela manhã, recebemos a notícia do falecimento do Cardeal Dom Claudio Hummes. Logo passamos a encontrar notícias em todos os sites, do Brasil e de outros lugares. Esta repercussão se dá por ser um líder que sempre se dedicou, a partir da fé e de sua consagração religiosa.

Esta repercussão se dá também em nossa região. Dom Claudio é filho de nossa terra. Nasceu no município de Montenegro, hoje no que é o município de Salvador do Sul em 1934. Ingressou no Seminário dos Franciscanos no município vizinho, de Taquari, e se tornou frade em 1952, com 17 anos de idade. Foi ordenado sacerdote em 1958. Em seguida, enviado a Roma, ali doutorou-se em filosofia na atual Universidade Antonianum, em 1963.

Continuou tendo sua presença e atuação no Rio Grande do Sul, pois foi professor de filosofia na Escola de Filosofia da O.F.M. e na Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre (RS). De 1968-72 foi Diretor da Faculdade de Filosofia de Viamão (RS). De 1972- 75 foi Superior Provincial da OFM.

Após esta missão, na Ordem dos Frades Franciscanos, o então Frei Claudio Hummes foi nomeado em 1975, Bispo de Santo André (SP), permanecendo ali, por 21 anos. Em 1996, foi nomeado Arcebispo de Fortaleza (CE) e, em 1998, Arcebispo de São Paulo. Em 2001 foi criado Cardeal, permanecendo ainda como Arcebispo de São Paulo até 2006, quando então foi chamado para Roma para ocupar o cargo de Prefeito da Congregação para o Clero, onde permaneceu até ser substituído por limite de idade, no final de 2010.

Mesmo sendo bispo emérito, Dom Claudio continuou suas atividades pastorais. De volta ao Brasil, foi nomeado Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cargo que exerceu até março de 2022. Em 2014, ajudou a criar a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), da qual foi o primeiro Presidente. Foi Relator-geral do Sínodo para a Amazônia, em 2019, e, de julho de 2020 a março de 2022, presidiu a recém-criada Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama).

Um dado particular, que Papa Francisco ainda comentou conosco, durante a Visita Ad Limina, neste mês maio, foi o diálogo durante o Conclave de 2013. Dom Claudio estava ao lado do então Cardeal Bergoglio. Quando começou a aparecer votos para o Cardeal Bergoglio, Dom Claudio teria dito: “é assim que o Espírito Santo age”. Quando então, foi eleito, e todos aplaudiam, Dom Cláudio disse: “não se esqueça dos pobres”. Esta frase fez o novo Papa pensar em São Francisco de Assis, e por isso, resolveu escolher o nome de Francisco. Todos devem recordar que, quando o Papa Francisco apareceu no balcão da Basílica de São Pedro, para se apresentar ao mundo, ao seu lado, estava o Cardeal Claudio Hummes.

Partilhando estes tópicos de sua longa trajetória, queremos dizer, que um dia, um menino saiu da nossa região, movido pela fé e pelo desejo de se consagrar a Deus. Sua vida se tornou um grande exemplo para todos nós. Vale a pena perseverar e ter coragem de se doar com amor. Dom Claudio procurou viver o lema que marcou sua vida como bispo: OMNES VOS FRATRES
“Vós sois todos irmãos”.


Dom Carlos Romulo Gonçalves e Silva
Bispo da Diocese de Montenegro

Últimas Notícias

Destaques