Esta parábola contada por Jesus é a segunda de sete parábolas, que tratam sobre o Reino de Deus. Ela nos mostra que a Palavra de Deus faz crescer comunidade, a partir dela se chega a fé. Neste caso, é Deus quem faz a semeadura. O coração humano é a terra que recebe a semente e a cultiva. No entanto, na calada da noite o inimigo de Deus, o maligno, lança sementes más com o intuito de prejudicar a plantação. Ele se instala dentro das pessoas, age de forma silenciosa, tudo por traz. Diante da constatação do “maligno” a reação imediata é de querer arrancar o mal pela raiz. Jesus ensina que ambos devem crescer juntos, e no momento da colheita (juízo final) haverá separação deles. Já dos versículos 37-43, o próprio Senhor Jesus explica a parábola, ela fala por si só. Jesus a finaliza exortando: “Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça”.
Sabemos que o relacionamento interpessoal não é fácil, as pessoas entre si têm conceitos, pensamentos e ações de tradições e culturas diferentes. Isso faz com que haja problemas, inimizades, discussões, brigas e separações…A Igreja não está livre disso! Martim Lutero dizia: somos simultaneamente, ao mesmo tempo, justos e pecadores. Há duas semanas falamos sobre isso, desta tensão que há em nós, onde a carne milita contra o Espírito.Você já passou por desentendimentos ou decepções na igreja? Se sim, bem-vindo/a à realidade da qual esta parábola nos quer fazer refletir. O joio e o trigo juntos são uma realidade muito comum, o apóstolo Paulo que o diga!
Enquanto outras parábolas não têm explicação, nesta o próprio Jesus a explica e ensina, utilizando um exemplo muito comum de sua época. Enquanto se semeiam sementes boas de dia, um inimigo, normalmente concorrente de produção, semeia a noite ervas daninhas ou joga sal na terra. A função do maligno é prejudicar a plantação, é abafar e enfraquecer o plantio. Sempre o trigo e o joio estiveram lado a lado, isso perpassa os séculos na Igreja. Uma realidade difícil de entender ou aceitar.
Se você é trigo: não esmoreça, desanime ou enfraqueça tua comunhão com Deus. Pelo contrário, defenda tua fé, o que acontece de bom em tua igreja, que promove o crescimento. Fique do lado de Deus e da verdade.Se você é joio: busque em Deus a mudança! Ele é o único capaz de transformar o joio em trigo, pois humanamente isso é impossível! Se você se reconhece uma pessoa difícil, seja humilde, busque em Deus ajuda para mudar. Peça que o Espírito Santo te conduza à santificação.Reconheça teus pecados (passados e presentes); confesse-os a Deus e peça que Ele te santifique e transforme em nova pessoa… Agora, se quiser continuar sendo joio, o resultado, o teu fim, o próprio Jesus já antecipa, leia vv.41 e 42.
Não esqueça que a graça de Deus também vem acompanhada do juízo. Ambos caminham juntos! Na parábola, o trigo é fruto das sementes que pertencem a Deus, já o joio é fruto das sementes que pertencem ao maligno. A quem você quer pertencer? Que Deus abençoe e conduza tua reflexão. Amém.
Neste tempo de pandemia e isolamento social, acompanhe nossos cultosao vivo, sempre aos domingos às 10h no Facebook: Ieclb Montenegro Ieclb. Também estará disponível no YouTube, Luterana Montenegro – Culto Evangélico Luterano, domingo à tarde. Deus abençoe tua vida!
P. Marcio S. da Costa
Avisos da semana:
Até 31 de julho, continuam suspensas todas atividades da nossa Igreja. Atendimentos e contribuições na secretaria podem são de segunda à sexta, das 13h30min às 17h30min, respeitando orientações de prevenção.
Os sinos da Igreja da Ressurreição estão badalando diariamente também às 7h e 19h, convidando as pessoas para, de onde estão, orarem numa grande corrente de clamor pelo mundo.
Continuamos arrecadando alimentos e produtos de limpeza e higiene pessoal para auxiliar pessoas. Traga sua doação na secretaria, rua Fernando Ferrari, 1304, de segunda a sexta, das 13h30min às 17h.