Como reagir diante da santidade de Deus? – Isaías 6.1-8

Muitas são as festas e comemorações no calendário cristão: Natal, Paixão, Páscoa, Pentecostes, Reforma. Neste domingo que se passou, nós evangélicos luteranos celebramos o Domingo da Trindade, ou seja, da forma como Deus se revela a humanidade, como Pai, Filho e Espírito Santo. Três pessoas, mas um só Deus em essência.

O texto que refletimos se refere a uma visão do profeta Isaías – 736 a.C. onde o profeta vê a Deus em sua glória, assentado em um alto e sublime trono, rodeado por Serafins. Estes diziam em alta voz: “Santo, Santo, Santo é o SENHOR Todo-Poderoso; a sua presença gloriosa enche o mundo inteiro!”.Embora a Bíblia não fale no termo “Trindade”, seu testemunho perpassa a Sagrada Escritura desde o Antigo Testamento até o Novo Testamento. Este termo tem origem no séc. IV d.C para designar a forma de Deus se revelar.

Neste texto encontramos um testemunho bíblico: “Santo, Santo, Santo é o SENHOR”! Isaías experimentou algo único em sua vida: uma experiência direta com o Deus três vezes Santo. A primeira atitude do profeta diante do SENHOR Santo foi a de temor: “ai de mim! Estou perdido!”. Em seguida Isaías se reconhece como pecador: “Pois meus lábios são impuros”.A realidade de hoje permite que as pessoas se coloquem diante de Deus com temor, reconhecendo-se pecadoras? Como você se coloca diante do Senhor?

Na visão de Isaías, ele assim o fez. Olhou para si, para sua vida, suas palavras, ações e reconheceu-se indigno de tal momento. Então um dos serafins purificou sua boca com uma brasa, simbolizando que a santidade de Deus é como fogo que consome o mal, o pecado e a iniquidade. Seus pecados foram perdoados!Também nós, quando nos colocamos em humildade diante de Deus e com arrependimento sincero, podemos experimentar disso. O texto nos mostra que diante da santidade de Deus, Isaías tem uma imensa gratidão em seu coração. Por isso se coloca à disposição do SENHOR e por Ele é enviado a uma importante missão: Anunciar as palavras de Deus num momento específico do povo de Israel. Isaías foi enviado para proclamar a Palavra de Deus a um povo que não estava disposto a escutá-la.

O testemunho bíblico adiante mostra isso e ainda, que a mensagem de Deus anunciada pelo profeta, ao não ser escutada e nem obedecida, deixou seus ouvintes mais cegos e endurecidos que antes de ouvi-la. A mensagem de mudança, de uma transformação, que Deus quer proporcionar na tua e na minha vida, ela continua atual, faz parte da graça de Deus e da santificação que Ele quer operar em nós.Isaías teve uma experiência única. Também nós podemos ter experiências únicas com Deus. Lembro-me de um senhor idoso, que a partir de sua experiência com Deus disse certa vez: “Uma experiência religiosa é sempre uma experiência única e pessoal, não pode ser aplicada a outros”. Nesta experiência, Deus espera reconhecimento de culpa, de pecado, assim como Isaías o fez. O Deus uno e trino a quem cremos e adoramos ao nos perdoar, nos desafia: “Vá e não peques mais”. Ele espera que sigamos na tentativa de não mais cair no mesmo erro, andar no mesmo caminho.

Esta ação operada em nós por Deus, nos chama a olhar para um novo horizonte, mudar de direção, seguir um novo caminho. E por meio de palavras e ações concretas, testemunharmos nossa fé. Que testemunhemos em nossa vida: Santo, Santo, Santo é o SENHOR todo poderoso. Mas também possamos dizer em espírito e verdade: Aqui estou eu, Senhor. Envia-me a mim!
Amém.
P. Marcio S. da Costa

Avisos da semana:
Culto neste domingo às 9h30, presencial com capacidade para 40 pessoas. Inscrição até hoje às 16h na secretaria. Haverá transmissão ao vivo pelo Facebook: Luterana Montenegro.Traga na secretaria sua doação alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e limpeza.

Últimas Notícias

Destaques