Time finalmente completo

Se a Administração Municipal fosse um clube de futebol, seria possível dizer que, depois de sete meses no comando, o técnico Kadu finalmente conseguiu terminar a montagem da equipe. Após um semestre de grandes dificuldades, principalmente financeiras, sem grandes contratações e com jogadores escalados para mais de uma função, o plantel ganhou importantes reforços na semana passada. Primeiro, veio a contratação do atacante Renato Kranz (PTB), que na quinta-feira assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Rural, deslocando para o meio de campo o ex-vereador Ivan Flores Lopes (PRB), que assumiu definitivamente a pasta de Viação e Serviços Urbanos. Os dois vão tabelar no atendimento, principalmente, às demandas do interior, onde o time não faz gols há muito tempo.

Zagueiro – A segunda contratação é a de Moacyr Goulart do Prado, administrador de empresas que, na gestão Aldana, trabalhou na Secretaria da Saúde. Ele volta ao time para preencher uma lacuna na defesa. Será o secretário de Administração, permitindo que Rafael Riffel assuma exclusivamente sua vocação de meiocampista armador, como secretário de Gestão e Planejamento. Moacyr tem mais técnica do que força e seu papel será manter a paz no vestiário, onde até os funcionários do clube, eventualmente, acabam interferindo nos resultados do time.

Devendo gols – Feliz com a formação completa do time, Kadu disse que as finanças do “clube” estão quase sanadas e, este mês, deve ser liquidado o déficit que ficou do ano passado. Com isso, a chance de melhorar o desempenho do time aumenta consideravelmente. E é bom que isso aconteça, porque em termos de confiança junto ao torcedor, o técnico ainda está devendo.

Reserva – Rafael Riffel é, junto ao chefe de gabinete, Edar Borges Machado, um dos pilares do time. Tanto que, recentemente, influenciou diretamente na contratação de uma reserva de luxo para a Secretaria da Saúde. Dizem no vestiário que Cristina Reinheimer, que atuou com ele quando “jogaram” em Pareci Novo, pode ser escalada a qualquer momento para substituir Ana Maria Rodrigues.

Formação – O plantel do time comandado por Kadu Müller agora é formado por 14 “jogadores” experimentados. É a primeira vez que o “técnico” pode contar com todos os atletas que considera necessários para marcar alguns gols e cair nas graças da torcida:

Chefe de Gabinete – Edar Borges Machado
Secretaria Geral – Vanderbeli Griebeler
Procuradoria Geral – Marcelo Rodrigues
Secretaria de Educação – Rita Carneiro Fleck
Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo – Elias da Rosa
Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania – João Marcelino da Rosa
Secretaria de Meio Ambiente – Rafael de Almeida
Secretaria de Administração – Moacyr Goulart do Prado
Secretaria de Gestão e Planejamento – Rafael Riffel
Secretaria da Saúde – Ana Maria Rodrigues
Secretaria de Viação e Serviços Urbanos – Ivan Flores Lopes
Secretaria de Desenvolvimento Rural – Renato Antônio Kranz
Secretaria de Obras Públicas – Argus Machado
Secretaria da Fazenda – Nestor Bernardes

CPI do Bela Vista II – a Missão
A Câmara aprovou, na marra, a devolução de R$ 200 mil ao governo do Estado por causa dos problemas do Loteamento Bela Vista, no bairro Estação. A verba enviada na época não bastou para completá-lo e a maioria das casas foi edificada com materiais de baixíssima qualidade e ainda ficaram inacabadas. Também não houve prestação de contas. Agora, o Município tira R$ 200 mil dos cofres públicos para não ficar com a “ficha suja”, com registro no temido Cadastro de Inadimplentes (Cadin). Os vereadores protestaram, mas a única alternativa foi aprovar o projeto para não inviabilizar outras iniciativas que requerem “nome limpo” para serem concretizadas.

Portas fechadas – Durante a discussão do projeto, Talis Ferreira (PR) lembrou que, no ano passado, a Câmara chegou a instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar as irregularidades ocorridas na construção das casas. Porém, os trabalhos não foram concluídos porque os membros deixaram o grupo e os demais colegas não quiseram participar. Culpa do próprio Talis, que vetou a cobertura das reuniões pela imprensa e atropelou o princípio da transparência

Por todos – Agora que a conta chegou e precisa ser paga, alguns vereadores acreditam que os trabalhos devem ser retomados e buscada a responsabilização dos culpados. Como este ano suas excelências não estão envolvidas com um processo de Impeachment, é possível que isso realmente ocorra, embora já exista uma ação na Justiça, proposta pelo Ministério Público, para condenar os responsáveis pelo projeto. É possível até que o novo requerimento seja assinado pelos dez vereadores. A sugestão é de Cristiano Braatz (PMDB).

E segue a polêmica
Os apoiadores do pré-candidato à presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, estão questionando a decisão da Justiça pela retirada do outdoor que plantaram às margens da RSC-287, próximo à antiga Madeireira Montenegrina. Na decisão, a juíza Deise Fabiana Vicente considera a placa uma forma de propaganda eleitoral antecipada e determinou o prazo de 48 horas para a remoção.

Jurisprudência – Segundo os simpatizantes, a juíza desprezou a jurisprudência. Em janeiro deste ano, o ministro Luiz Fux, do Tribunal Superior Eleitoral, rejeitou pedidos semelhantes em ações no estado de Alagoas. Para o magistrado, a Lei 13.165 só considera propaganda antecipada o pedido explícito de votos. Não é o caso. Em tese, a decisão do TSE deveria servir de base para as sentenças nas instâncias inferiores.

A vontade de Deus
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou, nesta sexta-feira, um documento recomendando aos eleitores que não votem em candidatos ficha-suja nas eleições de outubro. Da mesma forma, orienta os católicos a pesquisarem sobre a vida pregressa dos aspirantes a cargos públicos para não depositarem sua confiança naqueles que querem se eleger principalmente para escapar da Justiça, obtendo foro privilegiado. Sem dúvida, é uma bela contribuição à Democracia, que deveria servir de exemplo a todas as denominações religiosas.

Escolha – Não custa lembrar que os políticos corruptos que desfilam pelo noticiário diariamente não chegaram ao poder sozinhos. Foram eleitos pela população. Se cada brasileiro se preocupar em escolher melhor, a roubalheira vai diminuir.

Rapidinhas
* O prefeito de Taquari, Maneco Hassen, virou notícia em todo o Estado na semana passada. Ele reduziu em 80% o número de Cargos de Confiança (CCs) do governo e possui apenas um secretário municipal nomeado. Por isso, terá dinheiro para pagar a primeira parcela do 13º em junho.

* A Câmara está sem porteiro há algum tempo, o que vem provocando queixas entre suas excelências. Alegam que as pessoas chegam à sede do Legislativo e não há ninguém para encaminhá-las aos gabinetes e demais setores. Também temem que “maus elementos” invadam o prédio.

* Usuários da RSC-287 seguem reclamando da demora na instalação das rótulas nos acessos aos bairros Panorama e Santo Antônio pela EGR. Calma, gente. As eleições estão chegando!

* Por iniciativa da vereadora Josi Paz (PSB), Montenegro passa a ter a Semana Municipal de Conscientização sobre os Povos Indígenas. Anualmente, de 13 a 19 de abril, haverá ações de resgate da cultura dos primeiros habitantes da região.

* Hoje à noite, às 19h30, o PDT de Brochier vai receber os deputados estadual, Enio Bacci, e federal, Pompeo de Mattos. O encontro será na Lancheria do Teti, no centro da cidade.

* Prefeitura de Montenegro pretende recuperar a imagem de São João Batista que se encontra no topo do Morro. A estátua foi pichada pelos vândalos, que chegaram a quebrar o nariz do santo.

Últimas Notícias

Destaques