A vez e a voz delas

A sessão da Câmara da última quinta-feira entrou para a história, porque, pela primeira vez, o Legislativo contou com a participação de três vereadoras, do início ao fim. Kellen de Mattos, Josi Paz e Rose Almeida representaram o eleitorado feminino e destacaram a participação da mulher na sociedade. A campanha Outubro Rosa entrou em pauta. Rose citou os 52 mil novos casos de câncer de mama diagnosticados no Brasil a cada ano. Neste sentido, bale lembrar a “novela” do mamógrafo que segue sem funcionar no Hospital Montenegro. Segundo a secretária de Saúde, Ana Maria Rodrigues, o equipamento estará em operação até o final do ano, o que melhorará e muito o atendimento.

foto: Sílvio Kaél/Ass. de Com. da Câmara de Vereadores

Cor de rosa – Em alusão ao Outubro Rosa, o plenário da Câmara de Vereadores foi especialmente ornamentado com fitas cor de rosa. O motivo é nobre: lembrar as mulheres da importância dos exames preventivos ao câncer de mama. Na última quinta-feira, as vereadoras Rose e Kelen aproveitaram a Tribuna do Legislativo para lembrar que o autoexame é a principal forma de detectar precocemente a doença. Rose aproveitou, ainda, para alertar a população sobre os índices de óbitos em decorrência do câncer: em 2014, em Montenegro, foram duas mortes — mesmo número registrado em 2015. Porém, nos anos seguintes, 2016 e 2017, o número de vítimas fatais subiu para 11 em decorrência da doença.

Foto: ACOM/Câmara de Vereadores

Homenageados
Jaine Ariane de Oliveira Griebeler, José Roberto Schneider, Rubem Tomasi, Ana Paulo Reichel Machado, Betina Thais Kleinkauf Hörlle, Cristiane da Silva Leinhardt, Eliane de Quadros Fernandes, Luis Daimar José da Silva e Denise Zimmerman da Silva, receberam em setembro a homenagem do Executivo pelos serviços prestados ao poder público. Mensalmente, são entregues certificados aos servidores como forma de agradecimento pelo empenho e pelo trabalho durante todos os anos de atuação no município.

Foto: Arquivo Pessoal

Com Ciro e Jairo
Cristiane Kirjner, Clóvis Domingues, Iolanda Hofstatter, Sergio Souza e Germano Kniest, pedetistas de Montenegro, estiveram dia 5 na pré-convenção estadual do partido, na Câmara Municipal de Porto Alegre. Foram prestigiar os pré-candidatos da sigla, Ciro Gomes e Jairo Jorge, que devem concorrer ano que vem a presidente e a governador, respectivamente.

Correção – Na última coluna, a nota “PDT se mobiliza no Vale do Caí” traz um erro de informação. Júnior Cristiano Mossmann é ex-vereador de Salvador do Sul, e não como publicado. O dado equivocado foi passado ao Ibiá por José Volmar Wogt, vice-presidente da coordenadoria do partido na região.

Rapidinha
* Executivo e Legislativo de Montenegro entram em uma nova fase do relacionamento. A proposta é que os dois poderes terão reuniões semanais para tratar de ações coletivas a Montenegro. Oi? Já não deveria ser assim antes? Parece que apenas agora se deram conta que os dois são “independentes e harmônicos entre si”. Será que a comunidade pode esperar ações positivas nos bairros, como saúde, segurança, infraestrutura? Que essa relação seja eterna, enquanto dure.

Cultura sob nova direção
Tem sangue novo no Departamento Municipal de Cultura. Desde o último dia 2, a responsabilidade pelo órgão está com Priscila Nunes. Oriunda da Diretoria de Licitações da Prefeitura de Montenegro, a servidora pública tem 33 anos de idade e trabalha para o Município há sete deles. Ela promete dar continuidade ao trabalho desenvolvido por Marcelo Mello, atualmente na Assessoria de Comunicação da Prefeitura. Com muitas ideias, a diretora projeta para 2018 a reabertura do café da Estação da Cultura, investimentos em ampla divulgação de exposições e eventos culturais e agendamento de propostas pedagógicas em cima das mostras. Também irá buscar a integração com a comunidade, firmando novas parcerias e estreitando as antigas.

Em Brasília
Felipe Kinn da Silva (PMDB) não participou da sessão da Câmara da última quinta-feira por um bom motivo. Estava em Brasília, onde pleiteou recursos e investimentos para o Município. O vereador participou de reuniões nos ministérios da Saúde, do Turismo e das Cidades. Espera-se que o movimento do parlamentar traga algum resultado prático à população, que paga as despesas dessa viagem.

Vapt-vupt
A reunião da Câmara da última quinta-feira passou voando. Talvez tenha sido uma espécie de ressaca pós-impeachment ou, quem sabe, a pauta de discussões fria demais. O fato é que a sessão mal começou e já acabou. Mecanicamente conduzido, o encontro durou 50 minutos. Começou com um pouco de atraso e, às 20h, já estava encerrado.

Dança das cadeiras
Na última sexta-feira, a Prefeitura divulgou um vídeo do secretário de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania, João Marcelino da Rosa, alertando a população quanto à previsão do tempo para os próximos dias. Por coincidência, o nome de Marcelino aparece como provável substituto de Marcelo Silva, demitido do cargo de coordenador da Defesa Civil, órgão responsável por atuar no atendimento a desabrigados, entre outras atribuições.

Mais do mesmo
O vereador Talis Ferreira (PR) reclamou nas redes sociais que a Prefeitura não mandou representantes para uma reunião solicitada por ele na Câmara. O encontro seria para tratar do tráfego na estrada Selma Wallauer. Mas ele nem deveria se surpreender com a atitude do Executivo. Historicamente, os gestores de Montenegro costumam se esquivar de temas que não lhes interessa tratar. Sempre foi assim, inclusive na gestão de Paulo Azeredo, da qual Talis fazia parte.

* A coluna foi redigida com a colaboração de Cássia Oliveira, Andressa Kaliberda, Jéssica Coitinho, Lilia Maris Nascimento, Daniele Angnes e JB Cardoso. Edição de Marcelo Fiori. Márcio Reinheimer está em férias.

Últimas Notícias

Destaques