Um olhar social e ambiental de nossa cidade

Nascemos anônimos, para construir nosso legado. Devemos fazer de nossas vidas uma bela história. Fazer nosso tempo valer a pena. Para que mesmo na morte sejamos lembrados. Lembrados por ações memoráveis e atitudes épicas. Lembrados por construir um legado inesquecível. ( Marcos Lesiuk)
43 anos atrás quando meus pulmões se enchiam de ar e minha mãe recebia em seus braços esta que vos escreve, nossa amada Montenegro se desenvolvia a passos largos. A instalação do Polo Petroquímico trouxe consigo o desenvolvimento, mas também muitas dores de cabeça para a administração pública.
Vimos nossa cidade de poucos habitantes ter um salto exponencial rapidamente. Olhando para alguns municípios no Brasil e comparando,encontramos exemplos positivos de boa governança, mas também péssimos exemplos na área social e ambiental.

Um bom exemplo de legado e boas práticas de governança que vale a pena citar é do ilustre Hélio Alves de Oliveira in memória. Vereador, Prefeito por dois mandatos e Deputado Estadual.Recebeu das mãos do Presidente da República na época Juscelino Kubitschek o prêmio de cidade mais limpa do país.

Depois deste período pouco ou quase nada foi feito para aumentar proporcionalmente a infraestrutura frente ao rápido crescimento populacional. Alguns projetos foram tirados do papel, mas ainda muito aquém do que seria necessário para proporcionar ao nosso povo uma melhor qualidade de vida.

Existe uma necessidade urgente de trazermos nossa sociedade e principalmente nossos jovens para o centro deste debate. Precisamos nos questionar e refletir como nossa Montenegro vai estar daqui a 30 anos. Sabemos o que não queremos, baseados no que temos hoje.

Ninguém quer caminhar por uma calçada e acordar em um hospital todo quebrado. Ninguém quer passear pela orla do nosso rio e se deparar com uma nata de dejetos humanos. Ninguém quer ver um cidade tomada de lixo.

Todos queremos uma cidade limpa e agradável para criarmos nossos filhos. Tomar aquele chimarrão ao pôr do Sol na orla do nosso Rio Caí. Subir o nosso morro e lá de cima respirar profundamente o ar puro.

Para que tudo isto aconteça é preciso união, mentes a frente do seu tempo, pessoas como o ex-prefeito Hélio Alves de Oliveira que buscou deixar um legado para as gerações futuras. Uma tomada de consciência social e ambiental precisa de coragem e ousadia.

Pensando nisto criei o projeto de lei da semana de conscientização do meio ambiente no município de Montenegro, aprovado no último dia 20 de Maio. Este projeto tem por finalidade despertar a responsabilidade que cada cidadão deve ter com seu meio social e ambiental.

Vivemos um ar de renovação e mudança em nossa cidade contamos hoje com um prefeito jovem de mente aberta e umlegislativo que está voltado para as causas que tanto afligem nosso povo. Uma oportunidade única de unir esforços para finalmente traçarmos uma Montenegro sustentável a longo prazo.

Para concluir, desejo que sejamos efetivos na construção de uma cidade melhor, lembrando sempre que podemos ser lembrados saudosamente como o ex-prefeito Hélio Alves ou como meras figuras ilustrativas empoeiradas pelo tempo.

Últimas Notícias

Destaques