Segundo levantamento da Booking.com, a maioria dos brasileiros passou a valorizar mais as viagens depois da pandemia. O período de restrição nos deslocamentos imposto no último ano tornou o sonho de viajar ainda mais vivo no coração dos brasileiros. É o que mostra uma pesquisa realizada pela plataforma de reservas Booking.com. Segundo o levantamento, para 63% dos entrevistados no País, viajar tornou-se ainda mais importante agora do que antes da pandemia de Covid-19 (Fonte: site Ministério do Turismo).
Conforme avança a vacinação, o desejo de pegar a estrada aumenta proporcionalmente e os destinos turísticos são muitos Brasil afora. Reter e atrair turistas para nossa cidade requer planejamento e visão de longo prazo. Viemos de muitos mandatos onde pouco se avançou no desenvolvimento de políticas públicas que realmente alavancasse o turismo local e pudessem colocar Montenegro no mapa de cidades desejadas pelos turistas.
No último fim de semana tive a felicidade de participar do evento de lançamento do festival Sabores da Colônia, na cidade de Nova Petrópolis, a convite do nobre vereador Tarcísio Brescovit. A abertura contou com a participação do Executivo, na pessoa do senhor prefeito Jorge Darlei Wolf, seu vice Martin Wissmann, vereadores, além do deputado estadual Elton Weber.
Durante o discurso dos secretários, vereadores, prefeito e do deputado, me chamou à atenção o fato de todos serem unânimes em afirmar que o agronegócio salvou o Brasil do caos. Realmente podemos afirmar que nossos agricultores garantiram nossos alimentos, no momento em que o mundo parou por causa da pandemia.
Segundo levantamento, o nosso estado apresentava um total de 1.597 meios de hospedagem, sendo hotéis (64,6%), pousadas (33,2%), hostels (1,3%), flats (0,8%) e resorts (0,1%). Destaca-se que, deste universo, 82% são de pequeno porte, enquanto 16% corresponde a médio e 2% à grande porte, o que demonstra a importância dos pequenos estabelecimentos para a economia do turismo, ampliando a oferta do serviço para os visitantes que valorizam o atendimento mais personalizado. Quanto à distribuição, 55% dos empreendimentos estão localizados nas seguintes Regiões Turísticas: Hortênsias, Litoral Norte Gaúcho, Costa Doce, Uva e Vinho e Porto Alegre, conforme informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Fonte: Atlas Sócio Econômico do Rio Grande do Sul).
Nossa cidade tem um povo acolhedor, uma boa rede hoteleira, boa localização, indústria pujante, agricultura familiar bem desenvolvida, potencial artístico inigualável, o que torna nossa cidade muito atrativa ao turismo. Montenegro tem condições de promover pelo menos uma festa de grande expressão a nível estadual, e por que não nacional?
Quem conhece a história dos primeiros imigrantes alemães e italianos fica impressionado em saber que toda a colonização da Serra Gaúcha teve início no Porto das Laranjeiras. Por que Montenegro não está inserida na rota turística como passagem obrigatória para as pessoas que sobem a Serra, sendo que nossa cidade foi parte fundamental nesse processo?
Precisamos de políticas a longo prazo, verdadeiros legados, que ultrapassem o tempo e as gestões, que não tenham carimbo oficial, nem se dissolvam quando o ego inflar ou a morte chegar.