O início da estabilização do solo (química) moderna começou nos Estados Unidos na década de 1920, uma época em que as regulamentações estavam sendo impostas a muitas empresas durante a era industrial em expansão. As fábricas de papel que antes descartavam seus subprodutos nos rios de seu bairro, agora foram forçadas a descobrir uma maneira criativa de descartar seus resíduos líquidos altamente tóxicos.
Uma solução foi promover o uso de seus resíduos como paliativo de poeira em estradas de terra.
Surpreendentemente, algumas das estradas tratadas desenvolveram uma superfície endurecida. Outras estradas não. Foi apenas décadas depois, após pesquisas privadas e governamentais significativas e o desenvolvimento de melhor tecnologia entre as décadas de 1940 e 1960, que se descobriu que a superfície endurecida da estrada era causada por uma reação química entre a solução de resíduos e as partículas de argila no solo. Nos últimos 20 anos, os produtos químicos de estabilização de solo evoluíram significativamente para se tornarem mais eficazes e ambientalmente seguros, e agora são usados regularmente em todo o mundo (Fonte: roadpackersolutions.com).
No Brasil, é possível verificar em arquivos jornalísticos várias cidades que utilizaram este método, entre elas destacamos três em períodos diferentes. No dia 18/07/17 o Jornal Paraná Centro publicou matéria intitulada: Ivaiporã testa estabilizador de solo para estradas rurais. Segundo a reportagem, a ideia dos gestores públicos era criar uma via alternativa para escoamento da safra agrícola. Em outra matéria, agora do G1, de 14/05/19 intitulada: Produto criado pelo exército dos EUA é testado para recuperar estradas de Fernando de Noronha. O Governador Paulo Câmara decretou na época situação de emergência na ilha em função da situação precária das vias. Em alguns locais, o ônibus escolar não tinha acesso e os estudantes precisavam caminhar mais de um quilômetro. Este foi um dos motivos em optar por esta tecnologia. Por fim, um caso mais recente de 01/02/22 veiculada na Rádio Super 95 FM de Coromandel, Minas Gerais, onde o Prefeito Fernando Breno reúne vários prefeitos e vereadores da região para uma apresentação de colocação da nova tecnologia de estabilização do solo nas estradas vicinais do seu município.
Como podemos verificar, muitos municípios pelo nosso País afora estão de olhos nesta nova tecnologia, e não é por acaso, visto que ela promete amenizar os problemas ocasionados, principalmente pela infiltração da água no solo destas estradas vicinais. Além de eliminar o atoleiro, estes produtos evitam a suspensão da poeira no ar.
Na sessão da Câmara na última quinta-feira (10) levei a conhecimento do público, reunião que tivemos com o executivo, onde levei ao prefeito esta alternativa como melhoria nas nossas estradas do interior. Além disso, propus para meus colegas, que colocássemos uma parte de nossas emendas impositivas para realização de um piloto em algum ponto de grande fluxo, para testarmos se é viável a realização em larga escala. Precisamos ser sensíveis à demanda dos nossos munícipes, principalmente de nossos agricultores, que tanto sofrem com as péssimas condições das estradas.
Para finalizar, acredito que se existem tecnologias disponíveis, precisamos pelo menos testar e ver se atendem nossas necessidades.