Na última terça-feira (18) o Prefeito Gustavo Zanatta juntamente com seu secretariado anunciaram a assinatura de um convênio com o Governo do Estado que visa construir uma praça inclusiva no Parque Centenário. Segundo publicação vinculada no site da ACOM, a praça inclusiva será uma das pioneiras no Rio Grande do Sul.
A notícia chega em um momento muito especial para todos nós. Desde o primeiro dia do meu mandato na Câmara de Vereadores tenho buscado projetos e exemplos de políticas públicas voltadas para a inclusão. Projetos que trouxeram bons resultados nas comunidades onde foram implantados.
Uma cidade do tamanho da nossa precisa ser olhada por diversos pontos de vistas, quando alguns limitam o debate apenas sobre sua ótica, perdem a oportunidade de construir. Muitas vezes os problemas são tantos, e aqui não estou reduzindo-os, apenas tentando mostrar que mesmo com todas nossas carências, não podemos sobrepô-las umas as outras. A ato de construir uma praça para nossas crianças especiais é muito importante.
Quando eu vejo nas redes sociais pessoas relativizando a construção de uma praça inclusiva, porque suas reinvindicações ainda não foram atendidas, fico pensando, como poderia ser diferente, se estas mesmas pessoas, ao invés de criticar tivessem um olhar mais humano para aqueles que até pouco tempo eram invisíveis ao olhar público em nossa cidade.
Quase todos sabem as atribuições de um Vereador, além de fiscalizador ele pode propor projetos de leis e fazer indicações ao Executivo Municipal. Prescrevo abaixo a indicação nº 252/2021: Solicito a V. Exa., nos termos regimentais, que seja encaminhada ao Excelentíssimo Senhor Prefeito a seguinte indicação: Indico estudos de projeto para instalação no Parque Centenário e demais praças do Município, Pracinha Infantil adaptada com Brinquedos Inclusivos para Crianças com necessidades especiais.
Como justificativa a presente indicação tem como objetivo criar uma lei em que a acessibilidade dos espaços de lazer seja inclusiva e que atendam todas as crianças, sem e com necessidades especiais. Estudos apontam que o ato de brincar traz diversos benefícios para as crianças, dentre eles permite o autoconhecimento, estimula as competências, gera resiliência, melhora a atenção e concentração, melhora a expressividade, incita a criatividade, desenvolve laços afetivos, aprende a viver em sociedade, melhora a saúde e muitos outros benefícios. Por isso dar o direito de brincar é fundamental no desenvolvimento de uma criança. O ato de brincar é um direito garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente em seu art. 16º, que estabelece que a criança tem o direito a brincar, praticar esportes e divertir-se.
Usamos como exemplo de sucesso o caso do Prefeito de Londrina que inaugurou em abril de 2021 três parques infantis adaptados com brinquedos inclusivos. Segundo o prefeito “Esse é um gesto de respeito da administração pública para com as crianças com deficiência, que precisam e merecem ter acessibilidade inclusive para brincar e se divertir. Eles merecem todo nosso carinho, amor, respeito e atenção, e é isso que a administração pública está procurando oferecer”, disse Marcelo.
Para finalizar, parabenizo o Executivo Municipal pela iniciativa de buscar junto ao Governo do Estado nossa primeira praça inclusiva.