O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, foi lançado oficialmente neste sábado (23) como o pré-candidato do Republicanos ao Senado pelo Rio Grande do Sul. Em evento realizado na sede da Fecomércio/RS, na zona Norte de Porto Alegre, o militar da reserva foi recebido pelas principais lideranças do partido no Estado. Mourão, que havia assinado a ficha de filiação à legenda no dia 16 de março, em cerimônia em Brasília, reiterou que escolheu o seu domicílio eleitoral por se sentir “em casa” no Rio Grande do Sul. O pré-candidato, que nasceu na Capital Gaúcha, destacou que possui raízes no Estado, e que encara este como um caminho natural no seu futuro político. “Eu tenho raízes aqui no Rio Grande do Sul, onde morei parcela significativa da minha vida. Minha mãe era gaúcha, tenho toda a família dela aqui. Minha falecida esposa, mãe dos meus filhos, também é gaúcha – este é um outro ramo familiar que tenho aqui. Quando se tem esses laços, é o caminho natural. Me sinto em casa no Rio Grande do Sul”, afirma (Fonte: guaiba.com.br).
No artigo de hoje, gostaria de compartilhar com você leitor minha imensa alegria, e o orgulho que foi para mim estar ao lado do nosso general e vice-presidente do nosso país no último sábado (23). A vinda do general Hamilton Mourão para nosso partido trará um alinhamento político, constituindo para nós gaúchos a certeza de que estaremos bem representados, caso nosso general ocupe uma cadeira no Senado Federal em janeiro de 2023.
Oriundo do Colégio Militar de Porto Alegre, onde concluiu o Ensino Médio, ingressou no Exército Brasileiro em fevereiro de 1972, na Academia Militar das Agulhas Negras e, em dezembro de 1975, foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Artilharia, graduando-se em Ciências Militares. Ao longo de 46 anos de serviços prestados ao Brasil, exerceu funções típicas de oficial subalterno e intermediário nos corpos de tropa, de instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras e de assessor de estado-maior de Grandes Unidades e Grandes Comandos nas Regiões Sul, Centro-Oeste e Amazônica, e no Gabinete do Comandante do Exército, em Brasília, Distrito Federal. Desempenhou, ainda, o cargo de comandante do 27º Grupo de Artilharia de Campanha, em Ijuí, Rio Grande do Sul, no triênio 1998 – 2000. Em sua formação profissional, podem ser relevadas, além da graduação, do aperfeiçoamento e da especialização (paraquedismo e operações na selva), as titulações como Mestre em Operações Militares e como Doutor em Ciências Militares, fruto da realização dos cursos de Altos Estudos Militares e de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Fonte: www.gov.br).
No texto acima, somente um resumo da vida deste homem respeitado, íntegro, de amor à pátria, e que mesmo podendo, depois de tanto tempo de dedicação ao País, finalmente descansar, aceita a missão de continuar lutando. Hoje, além do pré-candidato ao Senado Hamilton Mourão também temos no republicano nossa dobradinha à Câmara Federal, o atual deputado mais votado na última eleição ao estado, o Tenente-Coronel Luciano Zucco.
Para finalizar também gostaria de dividir com vocês a honra de poder estar neste time republicano como pré-candidata a deputada estadual, representando Montenegro e todo o nosso Vale do Caí.