Pomerode, no Vale do Itajaí, recebeu um selo internacional da Organização das Nações Unidas (ONU). A cidade foi reconhecida como uma das melhores vilas turísticas do mundo. O anúncio ocorreu nesta quinta-feira (2) em Madrid, na Espanha. Mais de 170 destinos de 75 países se inscreveram no concurso. Apenas 44 foram selecionados e o roteiro catarinense foi único representante do Brasil na seleção. O selo foi entregue durante assembleia geral da Organização Mundial do Turismo, em Madrid, na Espanha. O prefeito de Pomerode, Ércio Kriek, recebeu das mãos do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o selo internacional Best Tourism Village. A premiação reconhece zonas rurais onde o turismo gera oportunidades de maneira sustentável, preservando tradições e o meio ambiente (Fonte: g1.globo.com).
Você meu amigo leitor sabia que a nossa amada Montenegro passará a contar com algo em comum com a cidade de Pomerode em Santa Catarina? Ambas possuem um acervo histórico imensurável. O museu do brinquedo.
Todos nós tivemos um brinquedo predileto quando éramos crianças. A primeira bola de futebol, a boneca que andava sozinha, o peão que ganhou de presente do avô ou as bolinhas de gude faturadas nos jogos de triângulo. Essas memórias fazem a gente viajar e preservar sentimentos que nos fazem felizes. Agora, feche os olhos e imagine um lugar dedicado a reunir uma infinidade de brinquedos antigos, de todos os estilos e tamanhos, para viajar no tempo e sentir, novamente, o gostinho dos bons momentos da infância. Pois esse lugar existe: o Museu do Brinquedo, em Pomerode, Santa Catarina, reúne acervo com mais de 3 mil peças, que vão desde os anos 1920, até os dias atuais (Fonte: saopauloparacriancas.com.br).
O museu do brinquedo de Montenegro está sendo idealizado pelo Julio Cesar Correia da Silva, o Julinho como carinhosamente os amigos o chamam. Nasceu em Montenegro em 2 de abril de 1964. Filho de Hélio Correia e Genessi Rosa da Silva. Trabalhou 37 anos em petroquímicas como Triunfo e Rio de Janeiro.
Aposentando-se veio morar em Montenegro para idealizar o Museu do Brinquedo. Autodidata na arte literária e também artista plástico lhe rendeu inúmeros prêmios nacionais e internacionais. Participou de mais de 70 antologias poéticas. Premiado em bienal de arte e salões. Sua vida é marcada desde a tenra idade pelo trabalho voluntariado, não são poucos os relatos emocionantes nas redes sociais de pessoas que tiveram suas vidas tocadas pelo ato generoso deste grande montenegrino.
Montenegro vem de momentos traumáticos, grupos enraizados no poder tentando derrubar uns aos outros. Pessoas utilizando das redes sociais para fomentar o ódio e a mentira, pensando que assim irão muito longe. Estas pessoas terão que voltar para colher estes frutos, porque está é a lei natural das coisas.
O bom da caminhada neste planeta é que Deus em sua infinita bondade coloca em nosso caminho pessoas dispostas a mudar este cenário. São estas pessoas que nós cidadãos montenegrinos precisamos apoiar e valorizar. Começo a perceber no olhar de muitos montenegrinos um sorriso de esperança.
Para finalizar digo a todos aqueles que estão do meu lado, de que eu farei o possível para que todos vocês sejam honrados e reconhecidos. Ninguém me verá fomentando o ódio e a discórdia, pois eu vim para ser ponte e não muro.