Desde que me conheço por gente eu estudo; Pesquiso e leio como se não houvesse amanhã. Estou sempre buscando aperfeiçoar meu entendimento do mundo em que vivo, seja na parte física ou espiritual. A dúvida sempre foi minha melhor aliada.
Para muitos religiosos, a dúvida é a semente do diabo; A dúvida põe em cheque os dogmas antes aceitados como verdadeiros e, trazendo-os à luz do estudo, se estes se sustentam, então realmente passam a ser verdade e, caso não consigam se sustentar, certamente precisam ser descartados. A pessoa que estuda e escolhe os fatos nos quais quer acreditar, não estuda, procura vieses de confirmação para sua crença, mesmo que ela não possua fundamento.
Essa capacidade do ser humano de duvidar e se aprofundar no estudo, tentando trazer luz aquele assunto, é um dom divino muitas vezes posto de lado, com medo de ser desviado do caminho. Porém, muito pelo contrário, esse é o caminho da ignorância. Aceitar as verdades dos outros pelo simples fato de terem alguma ou qualquer forma de autoridade, sem fundamentos para sustentar essa autoridade, é tolice. E das grandes.
Já se disse uma vez que as perguntas movem o mundo. E isso é verdade. São as perguntas, não as respostas, que põem em movimento as verdades mais profundas da existência. É o duvidar que faz com que as trevas se dispersem e que as respostas comecem a aparecer. É através da dúvida que grandes descobertas são feitas e que novos conhecimentos são compartilhados. E, por isso digo, não há aliada tão poderosa, no plano mental, do que a dúvida.
Muitas vezes não pensar e apenas seguir dogmas é mais confortável, é mais prático, mais simples. Porém, não é melhor. Nunca seria. Se você não sabe se o caminho no qual está percorrendo leva ou não ao destino correto, você não só está perdendo um tempo precioso que não será estornado depois, como você nunca vai chegar ao lugar que deveria estar. E, indo por um caminho totalmente estranho, certamente acabará em um local onde não gostaria de chegar.
A dúvida leva à verdade e, claro, nem sempre ela será doce, ou fácil, ou confortável. Porque ela primeiro precisa quebrar você inteiro; tudo o que acredita, tudo o que sempre tomou como verdade e que, agora, sabe que não é. Seu mundo vira de cabeça para baixo primeiro, antes de voltar ao centro e, só assim, encontrar o verdadeiro conforto, infinitamente maior do que aquele primeiro, que era acomodado no engano. Pois não é porque é tradição que é correto, nem porque é repetido que é verdade. A estupidez humana existe desde o primeiro ser humano e está aí, espalhada, até os dias de hoje. E você, claro, tem as ferramentas para escapar dela e, a mais poderosa, é a dúvida.
Quando sentir que algo pode estar errado, não ignore, deixe sua dúvida trabalhar e busque o conhecimento sobre aquele assunto. Se aquele tema for verdade e se sustentar, então sua dúvida será sanada e continuará acreditando nele; porém, se for mentira, então você será liberto dele através da verdade. Por isso duvide, estude, cresça e evolua. Busque ser sempre um ser humano melhor.