Henry Ford, criador da Ford, fez uma observação muito interessante há muitos anos: Você sabia que a maioria das pessoas não chega a fracassar? Sabe por quê? Porque elas desistem antes de obter qualquer resultado. A grande maioria das pessoas é desistente. Têm medo do resultado e acabam perdendo a chance de conquistar algo melhor. Elas não sabem que, mesmo com um resultado não satisfatório, aprende-se, melhora-se e se recupera, partindo para uma segunda tentativa com maiores chances de ter sucesso.
Thomas Edison teve resultados negativos mais de mil vezes antes de ter um resultado positivo na criação do filamento que lhe possibilitou criar a lâmpada elétrica. Mil vezes! A maioria esmagadora das pessoas teria desistido antes da centésima. A verdade é que ele não estava tentando criar a lâmpada; ele estava, de fato, criando a lâmpada. Não era uma tentativa, era a missão dele.
As pessoas param no primeiro obstáculo. Porém se você aprender com as adversidades, os erros serão os melhores mestres que você poderia ter. Se você acertou na primeira, provavelmente não aprendeu nada, teve apenas sorte. O aprendizado só vem do erro, seja ele seu ou dos outros.
O quanto você é persistente é ligado intimamente ao seu sucesso. Persistência é a chave para grandes conquistas. Porém, não confunda persistência com insistência, pois são diferentes. Se você é insistente, você provavelmente faz as coisas da mesma maneira, esperando resultados diferentes. É o clássico “cabeça dura”. Esse tipo só se dá mal. Seja persistente. Persistência é aprender com os erros, adaptar-se e tentar de novo.
Há algum tempo, li uma frase que dizia: “Não se trata de bater na porta certa, mas de bater em todas as portas”. Isso significa tentar até dar certo. Até a próxima!
A.G. Olyver
Autor e escritor