É depois do trabalho que se ganha dinheiro

Semana passada, terminei o terceiro volume de A Saga Draconiana, uma trilogia de fantasia que iniciei há sete anos. Foi um marco para mim, pois, como dizia meu professor da universidade, Jacques Schreiber, “é quando chegamos em casa, depois do trabalho, que realmente ganhamos dinheiro”. O que ele queria dizer com isso é que, somente nos traz real prosperidade aquilo que fazemos por nós, pelo nosso propósito, com vontade e dedicação, e não por obrigação. Viver o propósito é o que lhe faz “rico”. E, nesse caso, a riqueza é o sentimento de satisfação. De fazer algo que possui sentido verdadeiro para você. Que lhe traz completude.

Realmente, escrever me traz essa satisfação, porém, é depois que terminamos a escrita que vem o extra. Horas de revisão, alteração, correção. Leitura e releitura do texto. Até tudo estar afinado suficiente para ser bem compreendido. E eu, como escritor, posso afirmar, sabendo que tenho comigo o aval de todos os meus colegas, que o texto nunca fica pronto. Perfeito. Entretanto, tudo o que martelamos demais quebra. É necessário entender que há um equilíbrio a ser alcançado e que, quando atingido, deve-se então parar.

Essa expertise de saber quando o texto está bom o suficiente para ser lido e compreendido só vem com o tempo. E assim é com tudo o que nos propomos a fazer. Se esperarmos tudo estar perfeito para iniciarmos um negócio, nunca o iniciaremos. Se esperarmos um produto estar no seu ápice de qualidade para lançarmos, nunca o lançaremos. Nada atinge a perfeição. Tudo começa com o primeiro passo e, durante o percurso, é que vamos ajustando as coisas. Quem larga primeiro tende a chegar primeiro. Isso é parte do segredo. A outra é que somente vamos ter sucesso fazendo aquilo que amamos e que nos preenche. E, a isso, damos o nome de propósito.

Você tem um talento. Pode não saber qual é, mas tem. Todos têm. O seu talento é aquilo que você faz de melhor e que, quando faz, esquece do mundo. Entra em um estado de flow e perde a noção de tempo. Esse é o seu talento. E, não importa qual seja, você pode viver dele. Não é fácil, mas o fato dele lhe trazer plenitude e preenchimento faz valer a pena o esforço e a persistência.

No Brasil, ser escritor não é uma tarefa fácil; mas também, ninguém escreve livros para ficar rico. Escreve porque ama contar histórias. E poder praticar esse amor e compartilhar isso com todas as pessoas é recompensa suficiente. O sucesso, se vier, é uma consequência, não o objetivo. Com isso, não quero dizer para não almejar o sucesso na sua área; não se trata disso, mas de buscar fazer o que faz de melhor, pelo simples fato de ser feliz fazendo isso. Todo o resto vem com o tempo e, viver assim, acredite, não tem recompensa mais gratificante.

Busque descobrir seu talento e seu propósito o mais cedo que puder, para poder iniciar o quanto antes essa vida de sucesso que sempre esperou chegar. Porque ela não vai chegar. Ela precisa ser buscada, com muito esforço, dedicação e persistência e, se você tiver isso, tenha certeza de que você chegará lá.

Últimas Notícias

Destaques