Desista agora, você não vai conseguir

A.G. Olyver
Escritor

A mente humana é muito complexa, mas certos processos e mecanismos iguais são observados no cotidiano de todos e isso facilita a montagem de um mapa para vislumbrarmos um breve entendimento de como ocorrem certas coisas.

A facilidade para desistirmos é um dos maiores causadores do insucesso na vida, seja pessoal ou profissional. Já dizia Renato Russo: “Quem acredita sempre alcança”. Mas acredita em quê? Em si mesmo, é claro. Acredita que vai dar certo, que não há como ser diferente. Essa crença em si mesmo e na certeza de que vai conseguir é o que separa campeões de perdedores. E você tem tudo para ser um campeão, mesmo que continue agindo como um perdedor.

Nascemos e crescemos recebendo estímulos de muitos lados e se, por acaso, somos criados em ambientes que estimulem a desistência, transformamos essas ideias em crenças e são elas que definem tudo o que fazemos com nossa vida. As crenças dos desistentes se resumem, numa síntese simples e superficial, nessas:

– Você quer tudo para hoje. Você não quer plantar, regar e esperar para colher. Você quer comprar pronto e descascado. Aprenda: a maioria das coisas boas na vida leva tempo. Persista e dê tempo ao tempo.

– Não acredita em si mesmo. Isso acontece porque você se desconhece e aceita como sua verdade o que os outros dizem. É um “Maria-vai-com-as-outras”. Aprenda: você é um ser único e só você pode descobrir quem é e até onde pode ir. E você não faz ideia de como pode ir longe.

– Foca nos erros. Não consegue ver os acertos. Aprenda: tudo aquilo em que prestamos atenção cresce em nossa mente. Se você focar nos erros, verá cada vez mais erros. Foque nos acertos e logo você só verá acertos. O foco no efeito estimula a sua causa.

– É preso ao passado e tem medo do futuro. E, vivendo perdido, pensando entre passado e futuro, esquece que o que importa é o presente. Aprenda: absorva as lições do passado e planeje o futuro, mas viva exclusivamente no presente.

– Teme as mudanças. É agarrado ao seu conforto, mesmo que este seja na lama. Aprenda: se você está infeliz é porque a vida que leva é insatisfatória. Então como você quer mudar isso se você tem medo de mudanças? Não tem lógica. A mudança faz parte do sucesso. Qualquer ação tem riscos. E qual tem mais risco de falha? Continuar na lama por não fazer nada ou vencer por mudar?

Se você tem condições de entender o que eu escrevi até aqui, então ser fracassado é sim uma escolha sua. Pare de se pôr em lugar de vítima e comece a tomar as rédeas da sua vida. Só você tem o poder de mudá-la e, se não se mexer agora, o futuro tenderá a ser cada vez pior.

Últimas Notícias

Destaques