Chega! Pare de pensar nisso!

Pare de perder tempo pensando em coisas inúteis. Você está jogando fora um recurso que é muito importante.
Sabia que você passa quase 50% da vida apenas pensando? Pare e reflita o quanto isso exige do seu cérebro e o quanto ele precisa processar a cada segundo para resolver todos os problemas intelectuais e processar toda a informação recebida pelos nossos sentidos externos. Por isso deixe eu lhe dizer: nosso cérebro tem limite, infelizmente.

Hoje se sabe que nosso cérebro possui um número limitado de decisões por dia, podendo variar de pessoa para pessoa. Conforme esse número vai se acabando, as decisões tomadas vão sendo cada vez mais falhas, até que você só tome péssimas decisões. Você sabia que estatisticamente a maioria das pessoas que traem seus cônjuges o faz no final do dia? Isso está intimamente ligado com essa capacidade de tomar decisões. E o contrário também é verdade, pois é durante a manhã que tomamos as melhores decisões, já que nossa mente está “descansada” e temos maior foco e atenção. Nosso intelecto e sua capacidade analítica estão totalmente despertos e revigorados.

Esse é um dos motivos de grandes CEOs das maiores empresas do mundo usarem roupas simples e, geralmente, muito parecidas. Porque eles sabem que não deveriam gastar uma boa decisão de manhã cedo decidindo qual roupa é a melhor para aquele dia. Se você prestar atenção, verá que grandes nomes como Mark Zuckerberg (Facebook), Bill Gates (Microsoft), Jeff Bezos (Amazon) e até mesmo o saudoso Steve Jobs (Apple) se utilizam deste método, estando sempre com as mesmas roupas, ou com roupas muito parecidas e simples. Poupar boas decisões e deixá-las para momentos cruciais é o que diferencia pessoas comuns de pessoas que mudam o mundo.

Por isso você precisa aprender a descansar o cérebro, e isso requer mais do que uma fugidinha de 15 minutos de vez em quando, e você precisa definir um horário de descanso e fazer outra coisa nesse momento. Isso serve para quebrar o estado cíclico em que você entra durante rotinas. Esse estado esgota constantemente sua capacidade de boas decisões e quebrar esse ciclo reinicia o processo, tirando melhor das decisões que lhe restam.

Sabendo desses detalhes, você pode optar por planejar seu dia na noite anterior, mas executar as decisões referentes ao planejamento durante a manhã do dia seguinte, sabendo que deve descansar seu cérebro por pelo menos uma hora a cada três horas de foco no trabalho. Isso vai fazer com que você produza com muito mais energia e foco, tirando o máximo de proveito de sua energia e decisões.

Por isso comece a usar a sua agenda, seja física ou no celular. Ela será sua melhor amiga no momento de executar as ações planejadas, fazendo com que seu cérebro não precise ficar gastando energia lembrando-se do que tem que fazer. Busque otimizar as suas decisões, deixando-as para coisas realmente importantes. Com boas escolhas é possível abrir novas portas, tomar novos rumos e atingir um potencial que antes era desconhecido.

Por isso, descanse a mente; escolha bem. Faça a diferença. Mude o mundo!

Últimas Notícias

Destaques