Novembro Azul: cuidado com a saúde deve ir além da próstata

O mês mudou, a cor também, mas a luta contra o câncer continua. O Novembro Azul busca conscientizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Mas os cuidados com a saúde do homem vão além: saúde mental e física não devem ser negligenciadas em nenhuma fase da vida.

Os cuidados com a saúde do homem devem se estender à saúde mental e física, em todas as fases da vida

E o exercício físico surge como importante aliado no combate a diversas patologias. Segundo estudo realizado em 2018 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada quatro adultos apresenta características de sedentarismo.
Já em apontamento do Ministério da Saúde, com pesquisa no mesmo ano, a maioria das doenças que mais matam no país são originárias de um estilo de vida não saudável.

Fato é que o exercício físico pode prevenir doenças cardíacas e vasculares, já que fortalece o músculo cardíaco, melhora a circulação sanguínea, reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumenta os níveis do colesterol bom (HDL).
Gabriel Cardoso de Moraes, sócio na academia NO BREAK Fitness, destaca que o corpo humano foi feito para estar em movimento.
“A atividade física é essencial tanto para a manutenção da testosterona quanto para outros benefícios de saúde. Diversos alunos nos procuram com quadro de hipertensão, diabetes, fazendo, inclusive, uso de medicamentos, por exemplo. E com o decorrer da prática de atividade física, muitas vezes não precisam mais de intervenção medicamentosa ou acabam reduzindo em pelo menos 1/3 seu uso”, afirma Gabriel.

O perfil de alunos homens da NO BREAK, segundo Gabriel, procura a academia principalmente para a manutenção da saúde e bem-estar e emagrecimento. “Para quem está se resguardando em meio à pandemia, evitando sair, há diversos treinos que podem ser feitos em casa, com devidas adaptações. E é muito importante, porque o corpo humano não entende você ficar dois meses sentado, apenas se alimentando, sem gasto calórico. A pressão, diabetes, tudo isso pode alterar muito”, diz.
Gabriel também destaca, entre os benefícios, o aumento da imunidade.

Cada pessoa tem suas limitações, por isso os treinos são adaptados respeitando as especificidades e particularidades de cada corpo.
“Eu tenho alunos com problemas de bursite, tendinite, epicondilite e todas as atividades são pensadas respeitando as limitações. Não adianta passarmos um treino genérico para todos, porque cada corpo é diferente”, detalha.

Hospital Unimed iluminado em alusão ao Novembro Azul
Em alusão ao Novembro Azul, a Unimed Vale do Caí preparou diversos materiais para suas redes sociais, de conscientização e orientações sobre o câncer de próstata. A equipe do setor de Medicina Preventiva também entregou laços azuis aos colaboradores, além de máscaras alusivas à data aos colaboradores da Operadora. Durante todo este mês, o letreiro da fachada do Hospital Unimed Vale do Caí estará iluminado na cor azul.

Foto: Div.Unimed Vale do Caí

Últimas Notícias

Destaques