Entendendo a apendicite

O apêndice é um órgão com tamanho e localização variáveis, e a sua proximidade com outros órgãos da pelve e do abdômen podem fazer com que os sintomas de apendicite sejam parecidos com os de outras patologias do abdômen ou da pelve, incluindo diverticulite, torção do ovário, gravidez ectópica e até cálculo renal.
A apendicite, processo inflamatório do apêndice cecal, é uma doença extremamente comum, que acomete cerca de 7% da população, o que a torna uma das principais emergências médicas em todo o mundo. Geralmente surge entre os 10 e 30 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade, apesar de ser rara nas crianças com menos de 2 anos.
O sintoma típico de apendicite é uma dor ao redor do umbigo, que vai ficando mais intensa conforme dirige-se para o quadrante inferior direito.
Náuseas, vômitos e febre são sintomas comuns nas fases avançadas da apendicite. Também podem haver diarreia ou prisão de ventre.
Leucocitose geralmente está presente.
A Tomografia computadorizada e a Ultrassonografia do abdome fornecem um diagnóstico sensível e acurado de apendicite.
O diagnóstico Ultrassonográfico de apendicite aguda baseia-se em uma imagem tubuliforme, em fundo cego, em continuação com o ceco, incompressível , com calibre superior a 6-7mm, sem peristalse, geralmente observa-se também aumento da ecogenicidade da Gordura Mesentérica, coleções Pericecais e apendicolitíase.
O Doppler colorido contribui, mostrando hiperemia na parede do apêndice agudamente inflamado com especificidade de 96%.

Últimas Notícias

Destaques