Couve uma tradição à mesa do brasileiro

Herdamos a couve de Portugal. Hoje ela é muito consumida e integra um dos pratos mais tradicionais da culinária brasileira: a feijoada. Além de ser barata e fácil de encontrar em todo o país, a couve oferece vários benefícios para a saúde. Para quem quer emagrecer é um ótimo alimento para incluir na dieta, pois tem poucas calorias, é rico em fibras e difícil de digerir, o que ajuda a regular o intestino e diminui o apetite. Tem muitas vitaminas e minerais, desintoxica o corpo e é um antiinflamatório natural.

A couve tem vitamina A, vitaminas do complexo B – B1, B2, B3 e B5 -, vitamina C e vitamina K. Como fonte de minerais, a couve contém cloro, ferro, fósforo, magnésio, enxofre, cálcio, silício e sódio. Além disso, é rica em antioxidantes.

O cálcio e magnésio são uma dupla e tanto. Trazem muitos benefícios. A união ajuda melhorar a densidade óssea. O magnésio ainda é parceiro do cálcio para ajudar o corpo a se livrar do acúmulo de gordura, manter a pressão arterial sob controle, regular a ação de hormônios e controlar os movimentos dos músculos.

O magnésio da couve também é fundamental para a formação e o bom funcionamento dos nossos neurotransmissores, os quais são responsáveis por manter nosso bom humor.

Suco de couve emagrece?
Essa pergunta é muito repetida, em especial às vésperas do verão. Ele não é principal ingrediente, mas pode colaborar. Por aumentar a sensação de saciedade devido à presença de fibras, a couve ajuda no controle da fome. Para obter os benefícios, o ideal é não coar o suco de couve. Mas, vale lembrar, se o objetivo é emagrecer, o suco deve ser associado à alimentação saudável e à prática de exercícios físicos.

A couve fornece, ainda, uma dose enorme de vitamina K. Que ajuda contra problemas inflamatórios como artrite, doenças auto-imunes e outros males.

Últimas Notícias

Destaques