Os telespectadores do programa matutino global “Mais Você” foram surpreendidos nesta semana com uma triste notícia. A apresentadora Ana Maria Braga relatou ao público que está com câncer e que já começou o tratamento. Chama à atenção que esta já é a quarta ocorrência da doença que a jornalista e apresentadora enfrenta.
Em 1991, antes mesmo de se tornar conhecida do grande público, Ana teve câncer de pele. Algo que ela mesma relatou em uma edição de seu programa, na oportunidade em que entrevistava um dermatologista. Ela atribuiu a doença ao comportamento de risco que teve na juventude, quando não se tinha tanta informação sobre o perigo que o sol em excesso pode causar. “A gente passava coisas para ficar com aquele bronze. Misturava tudo que era marrom com urucum. Aquilo fritava. Eu tive a sorte de não ter uma metástase”, relatou ela na oportunidade.
Já tendo surgido na TV Record e sido contratada pela Rede Globo para assumir as manhãs da emissora com o “Mais Você”, em 2001, Ana descobriu um câncer colorretal. Ela chegou a ficar três meses afastada do trabalho em função das sessões de quimioterapia e radioterapia. O público se emocionou com a trajetória da apresentadora principalmente quando ela voltou à TV de cabeça raspada.
Passados 14 anos, em 2015, Ana Maria Braga descobriu um novo câncer, desta vez no pulmão. A doença foi detectada no estágio inicial. Ela fez tratamento e logo anunciou a cura. Agora, ela anunciou uma nova ocorrência de câncer no pulmão. Ela explicou que a doença tem um tratamento mais difícil do que as outras. “É um adenocarcinoma, esse é o nome científico dele e é semelhante aos outros, mas mais agressivo e não é passível de cirurgia ou radioterapia”, afirmou.
O tratamento já teve início. Ele consiste num misto de quimio com imunoterapia. Ela sairá de férias da TV no dia 7 de fevereiro, algo que já estava previsto antes dela descobrir a nova ocorrência da doença. “Espero poder estar com vocês até o dia 7. Quero contar com sua força aí do outro lado, seu carinho como sempre e suas orações. Tenho muita fé, tenho uma força que vem de Deus, acredito que vou sair dessa e vou dividindo esses momentos com vocês”, disse Ana Maria Braga em seu programa.
O que é o adenocarcinoma?
Apesar de pouco conhecido, o câncer de pulmão que atinge Ana Maria Braga é o segundo mais comum entre homens e mulheres no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Apenas em 2018, foram 31.270 novos casos da doença.
A principal causa deste tipo de câncer é o tabagismo, além de fatores ambientais que colaboram para o surgimento da doença como morar em uma cidade de grande poluição no ar, por exemplo. Ana Maria Braga não apenas foi fumante por muitos anos como consumia diariamente uma quantidade grande de cigarros.
Quais são os sintomas?
Por ser um câncer agressivo, perceber a ocorrência dos sintomas rapidamente e buscar por ajuda é decisivo. O problema é que, em alguns casos, o surgimento desses sintomas perceptíveis ocorre já quando o tumor atinge uma fase mais tardia ou quando está localizado mais perto dos brônquios. Aí há sangramentos pela boca, hemorragia ou tosse com sangramento, além de dor, falta de ar e dificuldade para respirar. Eles devem servir de alerta máximo para a procura pelo médico.