Muita gente não entende direito por que as montadoras lançam carros em determinado ano com modelos um ano à frente. A Toyota conseguiu se “superar” e já lançou o modelo 2018, que não chega a ser uma novidade. É que as mudanças de estilo foram implantadas em agosto do ano passado, mas apenas na versão Top, a Platinum, e agora se estendem a toda a família. Com a medida, a empresa demonstra pressa em superar a principal crítica contra o Etios, que é um bom carro — o Ibiá Motores já o testou várias versões —, porém seu design fazia muita gente torcer o nariz. Agora reestilizado, o preço inicial do hatch é R$ 45.990,00, e o sedan, R$ 50.690,00. O maior valor é o da versão sedan Platinum com motor 1.5 e câmbio automático: R$ 68.390,00.
Afora a robustez e a confiabilidade mecânica, duas características da Toyota, o Etios 2018 tem bom pacote de equipamentos desde a versão de entrada, a X. Segundo a empresa, ele sai de fábrica com computador de bordo, banco traseiro com encosto rebatível, direção elétrica, ar-condicionado, abertura interna do porta-malas e do tanque, chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas, vidros e travas elétricas.
Não há inovações do ponto de vista mecânico. Assim, no caso do hatch, o cliente pode optar pelos modelos com motor 1.3 com até 98 cavalos ou 1.5 com até 107 cv. O câmbio pode ser manual de seis marchas ou automático de quatro. Quanto aos sedãs, todos têm motor 1.5 e dois tipos de transmissão.
As vendas se saíram bem no ano passado, porque cresceram em relação a 2015, o que não é pouco em um mercado que, em geral, encolheu 20%. O hatch teve 38 mil emplacamentos no País, enquanto o sedan, 29,8 mil.