Com a gasolina se aproximando dos R$ 5,00 o litro, e o Etanol não surgindo como alternativa, o negócio é dirigir com olho do marcador. Vale lembrar ainda a poluição que os automóveis emitem, processo que é potencializado quando o condutor pisa fundo no acelerador. Então a solução é adotar técnicas de direção que reduzam a agressão à natureza e os custos no bolso.
Aliás, nada que não esteja previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), além da regra de convivência: moderação, prudência e limites de velocidade. Desta forma a vida do condutor e de terceiros estará segura, e o custo na bomba do posto cairá significativamente.
Aliás, a “banguela” não ajuda em nada. Isso é um mito, ou seja, uma mentira antiga que se perpetuou. Os condutores colocavam o veículo em ponto morto em descidas pensando que estavam economizando combustível. Ao contrário, o carro não poupa mais e ainda fica solto, colocando em risco a segurança. Todavia, os fabricantes perceberam que neste esquema havia algo que merecia estudo. Assim, criaram o conceito de condução “coasting”, que desacopla o motor da transmissão quando o pé está fora do acelerador.
Isso apenas em velocidades constantes. O novo motor 1.5 TSI Evo, da Volkswagen, é um excelente exemplo dessa técnica. Ele não apenas desacopla o câmbio, mas também pode desligar o motor. Mas apenas isso, as tecnologias embarcadas, como as “Eco”, que podem ser usadas em velocidade de cruzeiro.
Como dirigir e gastar menos
Pneus sempre calibrados
Fique atento ao estado dos pneus do seu carro, eles podem representar nada menos que 20% destes gastos. Certifique-se que estão com a calibragem recomendada pelo fabricante e se as rodas estão sempre alinhadas;
Desligue o ar-condicionado
O calor e o frio são incômodos, é verdade. Mas os motoristas precisam estar cientes que o uso deste sistema influencia, sim, no gasto de combustível do carro. Mesmo usado com moderação, o simples fato de estar ligado já aumenta em cerca de 10% este gasto. Aqui na região, onde as estações do ano são bem definidas, é possível aproveitar o clima ameno do inverno para economizar. Importante também que no calorão de janeiro, quando o carro estiver fervendo após horas parado no sol, a técnica é começar a andar com as janelas abertas. O ar circula, reduz a temperatura interna e assim facilita o trabalho do ar-condicionado;
Evite peso extra e desnecessário
Verifique dentro do seu veículo quantos objetos desnecessários deixou acumular. Esses pesos extras também têm leve influencia no gasto. Malas, cadeiras de praia, roupas, ferramentas e outros esquecidos ou deixados por relaxamento (ou por que um dia “eu posso precisar”) devem ser evitados. Em média, um extra de 48 kg resulta em 2% de aumento no gasto por abastecimento. Mantenha no carro somente itens obrigatórios;
Mantenha distância segura do veículo da frente
Além de evitar acidentes, é mais uma forma para o motorista saber como economizar combustível na cidade. Antever possíveis problemas e ficar longe deles, evita manobras bruscas, como acelerações desnecessárias e freadas repentinas, e isso ajuda a poupar gasolina;
Ande em velocidade moderada
Um automóvel em velocidade superior a 90 km/h aumenta de forma significativa o gasto de combustível. Quanto mais rápido, mais o motor precisa queimar; e este fator cresce quando se trata de veículo mais potentes, com motores 2.0 ou camionetes 3.0, ou mais. Inclusive, na rodovia andar dentro do limite e com a marcha mais alta faz diferença. Prefira ainda veículos que venham com tecnologias de economia e redução de poluentes para longas viagens;
Troca de marchas correta
Trocar de marchas tem uma técnica que reduz o esforço do motor, logo, economiza combustível. O uso do câmbio deve ser suave. Observe o conta-giros e procure mudar de marcha antes de chegar a 2.500 rpm (gasolina) ou 2.000 rpm (diesel). Nessas faixas de rotação, o motor é mais eficiente, e o consumo de combustível menor;
Ao ligar sai rodando
Não é necessário deixar o motor “esquentar”. Isso é coisa do passado, dos tempos dos carburadores. Hoje os carros funcionam com injeção eletrônica, então ficar pisando no acelerador parado vai somente acelerar sua despesa, pois nestes minutos perdidos o motor queima mililitros de gasolina. Da mesma forma, assim que der a partida, use o acelerador com moderação. O motor não esquenta instantaneamente. Isso vai ocorrendo aos poucos, mas com o carro em movimento. Pisar forte no acelerador com o motor ainda frio vai elevar o gasto;
Ande de janelas fechadas
A aerodinâmica do carro é muito melhor com os vidros do carro fechado, por isso, quando estiver em alta velocidade, ou em estradas, mantenha os vidros fechados para garantir um melhor proveito do seu veículo.