Proteção que é um verdadeiro brilho

Sabe aquela cor original do seu carro quando saiu da concessionária? Ela não dura para sempre. Vento, sol, chuva, maresia, geada, poeira, “chuva ácida” e até as lavagens. Tudo colabora para que surjam micro arranhões, branqueamento e até desgaste da pintura. Mas existe uma forma eficaz de protegê-la, quase renová-la, em um processo que combina Polimento-Cristalização-Revitalização.

Sequência de boinas e produtos na politriz garantem renovação da pintura

A equipe da Ellegance Car, no bairro São João, se especializou nesta manutenção, tanto que hoje usam o polimento simples apenas para renovar a cristalização. Aliás, o proprietário Luiz Carlos Lacerda Lemes, o “Bonito”, faz questão de salientar essa diferença. O polimento simples emprega apenas massa, cera e máquina politriz. Sua duração é curta, podendo desaparecer já na segunda lavagem.

Por outro lado, o processo mais complexo realizado na Ellegance tem um resultado fantástico e garantido por 90 dias. Quem afirma são Rubens Ezequiel Teixeira da Silva e Carlos Enick, ambos pintor e polidor da oficina e responsáveis pelo processo. “Muitos clientes chegam pensando que fazemos só o polimento simples”, recorda Ezequiel. Na verdade, esse serviço é apenas a segunda etapa da Cristalização.

Primeiro o carro é lavado por completo, inclusive com descarbonização que retira resquícios de poluição. A segunda etapa sim é o polimento, para retirar da lataria manchas de piche (asfalto) e já apagar os riscos maiores. Para tanto é aplicada massa à base d’água, que não polui o meio ambiente e é livre de solvente e silicone. Essas duas substâncias são responsáveis pelo branqueamento de partes plásticas e borrachas. O polimento é feito com a boina branca, que tem cerdas mais firmes.

Toque final é a cera de
carnaúba, que é aplicada à mão

Lataria vira um espelho
E para finalizar o “lustre”, é aplicada uma cera de carnaúba sem silicone. Faróis, sinaleiras e vidros também são polidos para eliminar as manchas causadas pela chuva ácida. “O importante no polimento e cristalização, que traz diferencial, é a qualidade do produto”, observa Bonito. Essa preferência oferece qualidade e segurança, preservando a cor original e o valor de mercado do veículo.

O processo é indicado principalmente para quem não guarda em garagem, e todas as cores precisam deste cuidado. Todavia, quanto mais escura, mais os riscos são visíveis; sendo a preta aquela que mais deixa visível o desgaste. A cada três meses é prudente retornar para revitalizar o processo com o polimento simples. Ainda para prolongar a vida útil é necessário cuidar na hora da lavagem, usando sempre detergente neutro e flanela macia.

opaco dos vidros, faróis e
sinaleiras também é tirado

Etapas corretas garantem o resultado esperado
Dependendo do tamanho, o veículo pode ficar até três dias na oficina; pois é essencial seguir exatamente a ordem dos passos seguintes. Isso é que garantirá a verdadeira mágica. No terceiro passo, a boina usada é a amarela, um pouco mais macia, e ideal para aplicar o produto da 3M Finessi-it. Agora o ataque é aos pequenos arranhões causados pela poeira e grãos de areia. “Ele (o produto) proporciona um brilho intenso, especialmente da cor preta”, salienta Carlos.

A quarta boina é de espuma e aplica o líquido lustrador, iniciando o acabamento. Carlos ressalta ainda que cada passo limpa os resíduos do anterior, inclusive os hologramas, que são as marcas circulares deixadas pelo lustre e vistas ao olhar de lado sob a luz. No quinto passo é aplicado o produto auto-brilho, processo manual com uso de algodão ou flanela especial. Ele faz a última limpeza e acrescenta ainda resistência e durabilidade.

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