Perua da Fiat se despede do mercado nacional

Vanguarda. Weekend foi primeiro 4×2 com bloqueio do diferencial no mundo, e teve versão elétrica

A última unidade da station wagon Palio Weekend deixou a linha de montagem da Fiat na segunda-feira, dia 27. Foram 23 anos de produção no Polo Automotivo Fiat, em Minas Gerais. Destaque de uma das categorias mais importantes da época, a perua foi, principalmente, o carro das famílias brasileiras.

Weekend já nasceu em 1997 com estilo para agradar no trabalho e no lazer Foto: Internet

Isso graças a um estilo harmonioso, entre a robustez, ótimo espaço interno e o maior porta-malas da categoria (460 litros). Essa fórmula foi tão acertada que a Fiat contabilizou a venda de mais de 530 mil unidades na história do modelo. Mas aconteceu uma mudança na preferência do cliente, que passou a preferir os utilitários esportivos (SUVs), uma tendência mundial que tirou o espaço das peruas.

O Palio Weekend foi lançado no início de 1997, seguindo a tradição de derivar veículos de seu produto principal, neste caso, o hatch Palio. Tecnicamente, a diferença estava na suspensão traseira, com braços ‘arrastados’ na perua, para assegurar maior conforto e comportamento superior em curvas, se comparada ao eixo de torção do Palio. O entre-eixos também era seis centímetros maior no modelo familiar.

O veículo chegou ao mercado em três versões, e já em seu quarto mês de vendas assumiu a liderança do segmento de peruas. A partir daí, a Fiat promoveu inovações que acompanharam a Weekend em sua trajetória no mercado nacional.

“Nos mantivemos sempre atentos ao que o consumidor procura, por isso entramos em uma fase acelerada de mudança na Fiat”, declarou o diretor do Brand Fiat e Operações Comerciais Brasil, Herlander Zola. A marca anunciou projeto de iniciar a produção de três novos modelos a partir de 2020. Dois deles focam em colocar a Fiat no segmento de SUVs.

Station wagon se destacou pelas inovações
-1999: lançamento da versão Adventure, que recebeu caracterização robusta. Seu sucesso foi tão grande que a linha foi estendida para Idea, Doblò e Strada e virou moda, inaugurando a categoria conhecida por “off-road light”. Foi um carro preferido pelas corporações policiais;
-2001: chegada da nova Weekend, desenhada pelo estilista italiano Giorgetto Giugiaro;
-2004: outra mudança que alterava principalmente a traseira, também promovida por Giorgetto Giugiaro, com amplas lanternas e um estilo mais robusto;
-2008: com a reestilização da station, a versão Adventure incorpora o Locker, um componente inédito no mundo. A Fiat era a primeira fabricante de automóveis a lançar um veículo de tração dianteira 4×2 com bloqueio de diferencial. Para aumentar a capacidade de tração, o recurso possibilita superar condições adversas de terreno com mais desenvoltura.
-2008: apresentação do Palio Weekend Elétrico, desenvolvido com a hidrelétrica Itaipu Binacional, alimentado por uma bateria de níquel que garantia autonomia de 120 Km;
-2012: o modelo teve sua última modificação de estilo;
-2015: a station weagon mais querida do Brasil passou a ser identificada apenas pelo nome Weekend.

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