O cinquentão todo moderninho

Quinto carro mais vendido no País em 2016 com quase 65 mil emplacamentos, líder brasileiro de vendas no segmento de sedans médios e famoso pela alta durabilidade, o Corolla acaba de chegar às lojas, as quais, aliás, estiveram cheias no último final de semana. Eram clientes loucos para ver de perto o modelo 2018 do Toyota, agora mais refinado. E mais seguro, porque todas as versões são equipadas com controle de estabilidade, tração, assistente de subida e sete airbags.

Outro elemento de destaque é a dianteira, mais arrojada, afilada e moderna, o que significa que a marca mira o coração, e o bolso, dos consumidores mais jovens. Neste aspecto, nota-se que a empresa foi além nesses esforços ao colocar rodas de 17 polegadas com pneus de perfil baixo (215/50) a fim de acentuar a esportividade. São medidas importantes, porque o modelo completa 50 anos e, apesar disso, precisa manter-se atual.

No que se refere à motorização, porém, nada mudou. Você continua com duas opções: o 1.8 flex (144 cv com etanol e 139 cv a gasolina) a 6.000 rpm, com torques de 18,6 kgfm (etanol) e de 17,7 kgfm (gasolina) a 4.800 rpm; e o 2.0 flex (154 cv com etanol e 143 cv com gasolina) a 5.800 rpm, além de torque de 20,7 kgfm a 4.800 giros (etanol) e 19,4 kgfm a 4.000 rotações (gasolina). Ambos têm bloco e cabeçote de alumínio, o que favorece o desempenho, a durabilidade e a facilidade de reparação.

O modelo 2018 vem apenas com câmbio automático CVT que simula sete marchas, exceto na versão GLi, com caixa manual de seis marchas.

Por dentro, o sedan revela sofisticação: partes revestidas em couro, peças cromadas e painel emborrachado. Ao volante, o bem-estar é sentido pela nova calibração dos amortecedores dianteiros e traseiros, além da suspensão elevada em 5 mm para que a relação entre conforto e estabilidade se mantivesse.

Conforme a Toyota, outro aspecto bastante estudado pela engenharia foi o aprimoramento da acústica. Algumas mudanças, como a adição de uma camada de borracha no revestimento do painel corta-fogo e colocação de feltros nos painéis das portas, contribuíram para reduzir o ruído. Mas por que tanto sucesso? A indústria argumenta que a fórmula contém ingredientes como “baixo custo de propriedade”, que é calculado com base no preço do carro, baixo índice de depreciação, baixo custo de revisões, além do nível de economia de combustível. “Tudo isso, aliado ao alto padrão Toyota de Qualidade, Durabilidade e Confiabilidade, contribui para o sucesso de vendas e garante o alto índice de satisfação e lealdade entre os proprietários do modelo”, sustenta.

Versão XRS tem apelo esportivo e mira principalmente o público mais jovem

Últimas Notícias

Destaques