Novas regras para recall de veículos passam a valer no Brasil

Passou a vigorar, a partir de 1º de outubro (terça-feira), as novas regras para os recalls de veículos. O não comparecimento a uma campanha de manutenção no período de um ano, a partir de seu início, será mencionado no documento do veículo (CRLV). Essa observação é avaliada como negativa ao condutor. Em caso de venda, o Denatran vai comunicar o novo proprietário a respeito do chamado pendente. Isso será através da consulta de documentos como o Renavam, em que as montadoras não têm acesso.

Já existe no mercado um único APP de cobertura nacional que avisa o motorista se o automóvel cadastrado teve algum chamado da fabricante para conserto ou troca de peças. Para facilitar, os interessados podem baixar pelo App Store ou Google Play com o nome Papa Recall.

Um carro com defeito de fábrica é inseguro, diante da possibilidade de trazer graves consequências. Quando menos se espera, o problema pode colocar em risco a segurança do dono, passageiros e de todos aqueles que estejam próximos em ruas e rodovias. Fazer o recall é ainda uma estratégia para evitar a desvalorização do automóvel; e deve ser feito gratuitamente pelo fabricante.

Últimas Notícias

Destaques