De acordo com a Volkswagen, a Nova Amarok é a picape média com mais recursos de segurança no segmento, contando com tecnologias inovadoras, como sistema de frenagem automática pós-colisão, tração 4×4 permanente e freios ABS off-road. Fora isso, ela mantém uma série de itens que continuam exclusivos em sua categoria, como bancos com ajustes elétricos, aletas para troca de marcha atrás do volante (shift paddles) e transmissão automática de oito velocidades.
A linha 2017 da picape é oferecida no mercado brasileiro nas versões S (cabine simples e cabine dupla), SE, Trendline, Highline e Highline Série Extreme (estas sempre com carroceria de cabine dupla). A versão S conta com o motor 2.0 turbodiesel com 140 cv de potência e 34,7 kgfm de torque, sempre associado ao câmbio manual de seis marchas.
As demais configurações são equipadas com o motor 2.0 diesel com dois turbocompressores com potência de 180 cv e torque de 40,8 kgfm com câmbio manual (versão SE) e 42,8 kgfm com transmissão automática de oito velocidades — item de série nas demais versões.
Todas contam, entre outros itens, com sistema de alarme acústico e visual para os cintos de segurança não afivelados nos bancos dianteiros. Uma nova tomada de 12V posicionada atrás do apoia braço dos bancos dianteiros equipa as versões Highline e Highline Série Extreme. Uma mão na roda, por exemplo, para quem precisa carregar o celular mais rapidamente.
De série, a Highline conta com o indicador de perda de pressão dos pneus. Composto de 4 sensores instalados nas válvulas de enchimento dos pneus, esse sistema mede diretamente a pressão de cada pneu e aciona um alerta no painel se um deles tiver a pressão abaixo do recomendado. Resultado: maior segurança — aumentando a vida útil dos pneus — e menor consumo de combustível. Airbags laterais de tórax e de cabeça para motorista e passageiro e faróis bixenônio com luz de condução diurna em LED são equipamentos de série nessa versão.
A frenagem pós-colisão
A Amarok apresenta de série e como item exclusivo na categoria o sistema de freios “Post- Collision Braking”, o que na tradução para o português significa “sistema de frenagem automática pós-colisão”. Sabe como funciona? Ele entra em ação automaticamente no instante em que freios da picape são acionados em uma batida e sua função é reduzir a energia cinética residual. O acionamento se baseia na detecção da colisão inicial pelos sensores dos airbags. Já os freios com ABS “off road” otimizam a ação do ABS em solo solto, como em lugares com pedriscos e areia, algo comum na vida dos proprietários de picape.
Outros itens de segurança
— BAS (sistema de assistência à frenagem)
— ASR (controle de tração)
— EDS (bloqueio eletrônico do diferencial
— ESC (controle eletrônico de estabilidade)
— HDC (Hill Descent Control ou controle automático de descida)
— HSA (Hill Start Assist ou assistente para partida em subida)