Qualquer motociclista estradeiro que se preze pensa em fazer uma aventura “vida louca” ao estilo do clássico filme Easy Rider (Sem Destino, na tradução para o português), caindo na estrada sem rumo. Um cliente da oficina Celio Motorcycles, de Curitiba, Paraná, foi bem além disso. Resolveu ter uma réplica da moto do personagem Wyatt, interpretado por Peter Fonda — que também escreveu e produziu o filme. Em cima de uma Harley-Davidson apelidada de “Capitão América”, Wyatt, ao lado de Billy (Dennis Hopper), cruza pelo sul e sudeste dos Estados Unidos em busca de liberdade e fortes emoções.
O customizador curitibano construiu a réplica tendo como base uma Harley-Davidson Fat Boy 1997, de propriedade do funcionário público catarinense Dauzelei Benetton, considerado o maior “harleyro” do mundo por sua paixão pela marca. Até suas costas têm tatuagem em referência à icônica moto.
A Fat Boy foi totalmente desmontada para a criação da Easy Rider. Houve alongamento do quadro da motocicleta, além de instalação de suspensão dianteira longa e tanque importado igual ao usado no filme, reproduzindo a bandeira dos Estados Unidos. Demais peças foram fabricadas de forma manual por Celio Dobrucki. Guidão, paralamas, spots, escapamento, banco e vários outros detalhes ficaram iguais à Capitão América. “Foi muito gratificante refazer uma moto que fez muito sucesso no mundo inteiro com os amantes do motociclismo. Isso dá ainda mais inspiração para fazer outros trabalhos nesse ramo”, comenta o customizador.
A criação sobre duas rodas rende homenagem a dois ícones do movimento Harley-Davidson: Peter Fonda e Willie G. Davidson, neto do criador dessa marca. O tanque reproduz os rostos de ambos.