Fiat emite alerta aos donos de Uno, Palio e Grand Siena

A Fiat Chrysler Automóveis Brasil convoca os proprietários dos veículos Fiat Uno, ano/modelo 2010 a 2012, Novo Palio e Grand Siena, ano/modelo 2012, em todas as versões, para uma revisão no sistema de airbag, que foi produzido pela japonesa Nakata e vem sendo chamado de “airbag mortal”. Estima-se que, no mundo, 20 pessoas já tenham perdido a vida em consequência dessa falha.

Desde a última segunda, dia 15, está aberto o prazo para os proprietários entrarem em contato com a concessionária Fiat mais próxima — em Montenegro, a Betiolo Fiat atende no 3649-0900 — para agendar os procedimentos. Conforme a empresa, a análise, a verificação e, se necessária, a substituição dos módulos dos airbags do lado do motorista e ou do passageiro não têm nenhum custo.

“Foi detectada a possibilidade de degradação do deflagrador do airbag devido à eventual exposição do veículo a variações elevadas de temperatura e umidade absoluta durante longos períodos. Em caso de colisão que resulte no acionamento do airbag, poderá ocorrer a ruptura de seu deflagrador devido a uma excessiva pressão interna, provocando a dispersão de fragmentos metálicos com potenciais danos físicos graves ou até mesmo fatais aos ocupantes do veículo”, explica a Fiat, em nota.

O tempo estimado de reparo é de duas horas. Para consulta dos números dos chassis envolvidos e/ou mais informações, consulte o site www.fiat.com.br ou contate a Central de Serviços ao Cliente Fiat pelo telefone 0800-7071000. Com esta iniciativa, a montadora busca assegurar a satisfação dos clientes, garantindo a qualidade, a segurança e a confiabilidade dos veículos da marca.

Recall da Toro manual a diesel
A Fiat também convocou os proprietários da Toro com transmissão manual de seis marchas e motor a diesel, ano/modelo 2016 a 2018, para comparecimento a uma concessionária da marca a fim de realizar gratuitamente a inspeção do sistema de regeneração do filtro particulado de diesel (DPF). Há 9.603 unidades da picape envolvidas neste processo.

“Foi constatado que, em algumas unidades desta versão e somente sob determinadas condições de uso frequente em percursos curtos e a baixa velocidade, o sistema poderá apresentar alteração do nível do óleo lubrificante do motor. A variação anormal do nível de óleo pode causar a elevação da rotação do motor, aumentando as chances de acidentes, com consequentes riscos ao motorista, demais ocupantes do veículo e terceiros”, salienta a montadora.

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