Se em casa espelho é sinônimo de dar um jeito na aparência, no veículo representa dirigibilidade com segurança. O retrovisor interno, por exemplo, é para visualizar o tráfego atrás do veículo. Já aqueles externos laterais são importantíssimos para acompanhar o tráfego no entorno, como ultrapassagens e acesso a partir de pistas laterais ou acostamento.
E para que esses equipamentos desempenhem sua função da melhor maneira, garantindo ao condutor uma visão periférica, é fundamental adaptá-los ao modo de dirigir e tamanho do motorista. E isso vai muito além de simplesmente conseguir enxergar.
Na verdade isso depende que todas as funções estejam adequadamente perfeitas dentro do veículo; tal como ajustar o assento, ajustar o volante a uma boa distância e verificar se alcança os pedais com tranquilidade e conforto.
Confira dicas de ajustes
– Para uma boa regulagem dos espelhos retrovisores, o ideal é primeiro que se posicione corretamente o banco. Para isso, o condutor deverá ajustá-lo de forma que seu pé alcance o fundo dos pedais sem grande esforço. Deve ainda permitir que seus punhos alcancem a parte superior do volante ficando apenas semi-flexionados e sem tirar as costas do encosto;
– Coloque o cinto de segurança para entrar na “posição de direção”. Se ajustar o espelho antes de colocar o cinto, você pode acabar errando na posição dele, pois precisa ver pelo espelho sem se mexer deste lugar;
– Feito isso, regule o retrovisor interno de forma que seja possível visualizar a maior parte da via traseira. Ele estará certo quando a maior área de seu vidro estiver sendo vista – os dois lados dele – e o motorista tenha a visão do que está acontecendo na parte traseira do seu veículo. Se deixar apenas um lado visível, você prejudicará a visibilidade da estrada;
*A visão do retrovisor interno pode variar de acordo com a altura do veículo e isso pode bloquear a visão do motorista com relação a objetos pequenos ou crianças. Por isso, antes de sair, verifique em volta do veículo se há algo
– É no ajuste correto dos retrovisores externos que o motorista diminui o seu ponto cego (quando não vê algo que fica escondido por parte do carro). Para que isso seja ajustado, o espelho retrovisor deve sempre ser batido um pouco mais pra fora, diminuindo a visão da lateral do próprio automóvel e aumentando o campo de visão da estrada. Essa posição reduz muito os pontos cegos e certamente diminui muito o risco de acidentes, em especial se estiver sendo ultrapassado.