Ele não é um carro pequeno. Ele é compacto!

Valente. Volkswagen UP nasceu para a cidade, mas se revelou na rodovia

Direção elétrica e com regulagem de altura é item de série no UP

O Volkswagen UP não é uma novidade, mas certamente é uma afirmação no que tange opção de compacto. Lançado para ser o carro de entrada da linha Volkswagen, aqui no Brasil acabou superando o lendário Gol, que voltou a ser o básico da montadora. Caracterizado como inovador em seu segmento, é montado com tecnologia capaz de conciliar desempenho, economia de combustível, segurança, conforto e recursos de entretenimento para os ocupantes.

Tem espaço. E é ideal para solteiros, casais, família pequena e motoristas de aplicativo

O gerente de vendas da concessionária Comauto, Tiago Rambo, observa que o lançamento em 2014 foi cercado de expectativa justamente pelo apelo em segurança embarcada em um automóvel popular. “Ele é nota máxima em segurança… literalmente é considerado uma cápsula de segurança”, declara.

O gerente fortalece a característica de carro 1.0, porém com potência superior. Isso é sentido pelos clientes da loja que, ao acelerar, sentem nas mãos uma resposta explosiva. E por isso pode se dizer que o UP também entra para a história ao jogar por terra o fator perda de força ao ligar o ar-condicionado. “Tu tem potência e economia junto”, declara, ao revelar feedback de clientes fazendo até 24 km por litro na estrada.

Nem o ar-condicionado tira força deste surpreendente motor

A economia é garantida mesmo na motorização 1.0 Turbo (TSI), pois, segundo Rambo, a maior potência permite rodar com motor abaixo de 2.000 giros. “Ele tem potência superior a motores 2.0. Motores mais antigos”, garante. E para ganhar espaço, a Volks implantou uma regulagem dos bancos, combinado com a direção que pode ser regulada para cima e para baixo.

O UP pode ser chamado de um carro completo, pois traz de fábrica equipamentos de conforto, conectividade e segurança, tais como direção elétrica com ajuste de altura, vidro elétrico na dianteira, som, alarme com controle na chave. A intermediária Connect vem com farolete, roda de liga, som com comando no volante, computador de bordo. O ‘top’ TSI Xtreme traz ainda sensor de estacionamento sincronizado com o som. Saiba mais do carro e confira o preços das três versões do UP assistindo o vídeo.

Linhas harmônicas e esportivas, como farolete nas séries Connect e Xtreme

Segurança tem seu preço
Um questionamento recorrente é o preço, levando em conta seu tamanho. O fator se explica pela montagem com tecnologia e materiais que trazem diferencial no item segurança. O gerente da Comauto explica que são ligas especiais e barras de segurança ao longo da carroceria que concedem este atributo.

Isso pode ter tirado do UP o título de carro mais barato do Brasil, todavia entregou lhe excelente custo/benefício. Inclusive sua dianteira reduzida, devido ao motor compacto, gerou temor nas colisões frontais. Rambo desmistifica ao recordar do acréscimo de barras de segurança no entorno do motor. “É fantástico como o ‘cockpit’ fica intacto”, comentou.

Composition Phone permite conectar celular, carro e rádio com APP Maps + More

Outro item de segurança é o controle de tração na série TSI, que concede estabilidade, suprindo o ‘entre eixos’ reduzido. O controle é garantido também pela direção elétrica progressiva, que se torna mais firme conforme a velocidade aumenta; garantindo controle na rodovia, e leveza na cidade.

Motorização das séries do UP
– Up 1.0 MPI – 82cv
– Up Connect TSI – 105cv (Turbo)
– Up Xtreme TSI – 105cv (Turbo)
*Todos câmbio manual de 5 marchas

Últimas Notícias

Destaques