Com quase cinco mil unidades emplacadas, outubro foi o melhor mês do ano para o Compass, que se tornou o utilitário esportivo mais vendido do País. Lançado há um ano no mercado brasileiro, o Jeep fechou o décimo mês de 2017 com exatos 39.489 exemplares comercializados no Brasil — número que faz dele o campeão do segmento, deixando para trás nomes consagrados como o Honda HR-V, o “irmão” Renegade, o Ford EcoSport e tantos outros.
Em agosto, o Ibiá Motores testou a versão a versão Limited 4×2 flex e concluiu que a tecnologia, o design e o acabamento são pontos fortes do modelo, o que o coloca em vantagem em relação à concorrência, sobretudo o HR-V, que não é tão arrojado e tem tabela de preços menos atrativa que a marca norte-americana. O ponto negativo ficou por conta do consumo, entre 8 e 9 km/l.
A empresa informa que de todos os quase 40 mil Compass negociados nas concessionárias ao longo deste ano, 35% são de versões equipadas com motor turbodiesel 2.0 de 170 cv e 35,7 kgfm. “Modelo do segmento médio, o qual vem dominando desde novembro de 2016, o Compass está quebrando paradigmas do mercado nacional de utilitários esportivos. Este segmento é disputado principalmente por veículos compactos, como Renegade”, destaca.
O Compass em 10 curiosidades
1. Pode ser equipado com sistemas de condução semiautônoma, como ACC, FCWp, LDW e Park Assist
2. É o único do segmento com opção de motor a diesel, câmbio automático de nove marchas e tração 4×4 com reduzida e Selec-Terrain
3. O Brasil foi o primeiro país a fabricar e vender o modelo. Atualmente, é produzido também no México, China e Índia para mais de 100 países
4. Terceiro modelo produzido no Polo Automotivo Jeep em apenas 18 meses de operação
5. Já ganhou três prêmios da imprensa especializada em menos de um ano
6. Mais de 45 mil unidades emplacadas desde o lançamento, há exatos doze meses
7. De todos os SUVs médios vendidos no Brasil, o Compass representa mais da metade
8. Ajudou a Jeep a crescer 57% em vendas neste ano — alta recorde entre as 10 maiores marcas do mercado brasileiro
9. Antes de fazer aniversário, o modelo brasileiro já começou a ser exportado para Argentina e irá para outros mercados latinoamericanos
10. O Brasil também foi o mercado pioneiro a lançar a série especial Night Eagle, com design exclusivo