Amortecedor do porta-malas pode ser trocado em casa

Sempre que você abre o porta-malas do carro, é preciso que o amortecedor do sistema seja capaz de sustentar o peso da tampa. Caso ele não se mantenha mais, é porque chegou a hora de substituí-lo. Importante lembrar que essa peça tem a função não apenas de segurar o porta-malas aberto enquanto você carrega ou descarrega o carro, mas também de absorver o impacto durante a abertura e o fechamento — manobra que não deve exigir esforço físico do usuário. Esse sistema também contribui para o aumento do espaço interno do automóvel.

A mola a gás utilizada na tampa traseira dos veículos hatch, como Gol e Uno, por exemplo, e no porta-malas de vários modelos sedans, como o Astra, é impulsionada por nitrogênio. Com o uso, porém, este componente vai perdendo a eficiência até o momento que fica sem ação total, gerando até risco de acidente. Neste caso, para evitar que a tampa do porta-malas não fique mais suspensa, o ideal é fazer a substituição do componente para evitar transtornos.

Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, empresa que fabrica este tipo de peça, afirma que, ao fazer a compra na loja, você deve verificar o comprimento total da mola a gás e, além disso, confirmar se a carga que suporta é a certa para o seu carro. Segundo ele, se a tampa traseira do porta-malas possuir limpador de para-brisa, a carga da mola a gás pode ser maior.

Você pode efetuar a troca das partes em casa mesmo, porque é uma tarefa simples. Para isso, vai precisar apenas de uma chave de fenda para soltar as travas existentes nas extremidades de cima e de baixo. Comece removendo a trava superior. Depois faça o mesmo procedimento na inferior. Na sequência, pegue as peças novas e faça o encaixe nas travas superior e inferior. Não será necessária nenhuma ferramenta nesta tarefa, que vai levar poucos minutos.

Últimas Notícias

Destaques