Tempo de Advento e espera para o Natal

Já estamos em dezembro, e com a chegada do mês das festividades natalinas muitas pessoas se preparam para esta época com a compra de presentes, festas de fechamento do ano nas empresas ou em família. Porém, cristãos possuem outra tradição neste período. É época de Advento, descendente da palavra em latim Adventus, “chegada”.´

A chegada tão esperada é o nascimento de Jesus Cristo, filho de Deus. O Advento se estende do primeiro dia de dezembro até a véspera do Natal, 24. Conforme o Pastor da Comunidade Evangélica Luterana de Montenegro, Márcio Simões da Costa, é um tempo de espera e preparo com introspecção. “Devemos olhar para dentro de nós, para nossa vida e caminhada até aqui e com isso nos preparamos para a chegada de Cristo”, diz.

Márcio também salienta que o Advento hoje tem três dimensões: o passado, o presente e o futuro. Com isso, no sentido de passado podemos entender pelas profecias de Deus que preparava o povo para a vinda do Messias, se cumprindo com a vinda de

Pastor Márcio da Costa destaca a importância das reflexões sobre a vida no período que antecede o Natal

Jesus. No presente temos a dimensão de que Cristo está presente entre nós pela pregação da palavra e da comunhão da fé entre os irmãos.

“Quanto ao futuro, nós precisamos estar preparados para a segunda vinda de Cristo, quando Ele virá para julgar os vivos e os mortos. Isso não é invenção de nenhuma Igreja, são passagens Bíblicas que dizem como será a ressurreição”, ressalta o Pastor.
O período do Advento perpassa essas três dimensões para provocar a reflexão dos povos. Natal não é apenas compras, mas sim reflexão.

Calendário de Advento
O calendário de Advento é uma tradição que surgiu com os Luteranos alemães, popularmente chamado de Adventskalender na Alemanha. Hoje em dia ainda é comum as famílias comprarem ou montarem o próprio enfeite, que é montado com diversos materiais e em diferentes formas. Segundo a história, o primeiro objeto do tipo foi criado em 1851.

Calendários de Advento são de muitas formas, inclusive de tecidos com bolsos para mensagens e surpresas

O Adventskalender possui 24 janelas, sendo uma contagem regressiva para o Natal. Ao abrir cada pequena janela, crianças e adultos encontram mensagens e algum presente ou guloseima. Claro, a brincadeira é mais direcionada aos pequenos, que contam os dias para a chegada do Papai Noel. Os calendários do Advento também podem ser feitos com um tecido com pequenos bolsos que são preenchidos com doces ou outras miudezas.

Coroa e calendário criativo são os símbolos
Segundo a tradição, o primeiro dia de Advento, que é também o de dezembro, é a data ideal para a montagem de um dos maiores símbolo do Natal, a árvore natalina. Mas o destaque simbólico para este período vai à Coroa de Advento, feita com muito verde, fita e velas.

Durante os quatro domingos as velas são acesas. Conforme as semanas passam, uma vela a mais é acesa. Essa tradição surgiu na Europa, onde é muito frio durante o Natal e o gelo seca a maioria das árvores, menos os ciprestes. “O verde do cipreste, que dá forma a coroa, significa Jesus Cristo, que mesmo diante da crucificação e dos sinais de morte humana, permanece vivo”, afirma o Pastor Márcio Simões da Costa. A cor verde também lembra a esperança.

Já as fitas vermelhas que envolvem a coroa, representam o sangue de Cristo sendo derramado. “É o amor de Deus manifestado nesta auto-doação (quando Deus oferece seu filho para que todos tenham vida eterna”, diz Márcio. E a forma circular da coroa simboliza a nova e eterna aliança do Senhor com a humanidade.

A vela, por sua vez, é a vinda de Jesus, a luz do mundo e o amor de Deus que nos envolve e acolhe. “Olhamos para a chama e vemos que ela nos envolve, sem distinção. É para iluminar a todos diante da escuridão. Jesus se consumiu na cruz para nos salvar, enquanto que a vela se consome para iluminar”, aponta o Pastor.

Márcio chama a atenção das pessoas para a comemoração do Natal, dizendo que é uma festa com sentido, com o propósito da chegada de vida nova, de Cristo. “Hoje em dia as famílias celebram com presentes e luxo esta festa de aniversário (nascimento de Jeus) e acabam esquecendo de convidar o aniversariante”, pontua.

Últimas Notícias

Destaques