Muita cultura e animação com o St. Patrick’s Day

Sábado, 17, é o St. Patrick’s Day, tradicional festejo irlandês em homenagem ao padroeiro São Patrício. E cruzando as fronteiras irlandesas, a comemoração toma conta de países cujo idioma oficial é o inglês e chega também a Montenegro.

Pouca gente sabe, mas o início do Patrick’s Day foi em solo americano, nos Estados Unidos. Representado por muitos trevos de quatro folhas, chapéus, bebidas e comidas verdes e celebrado com música, a tradição invade a programação de pubs e instituições montenegrinas.

Professora e coordenadora do curso de inglês da Solução Fácil, Marina Trindade e seus alunos. Divulgação Solução Fácil

Professora e coordenadora do curso de Inglês da Solução Fácil, Marina Trindade explica que algumas atividades foram programadas na escola em referência ao Dia de São Patrício. Com foco na cultura de países de língua inglesa, adultos e crianças se divertem com aulas diferenciadas. “Costumamos trabalhar com as crianças, porque é algo divertido. Além deles aprenderem um pouco de história, fazemos comidas verdes, pintamos o rosto..”, destaca.

A novidade deste ano, para contemplar também o público adulto, que acabava ficando de fora das brincadeiras, foi uma noite de St Patrick’s. “Para que esse público também possa conhecer a cultura desses países, com diversão. Nós, docentes, acreditamos que essas vivências culturais diferentes, extraclasse, acabam marcando a aprendizagem da língua inglesa de uma maneira positiva”, explica.

O evento será promovido na segunda-feira, 19, no pub Na Ramiro, a partir das 18h. “Teremos drinks e petiscos verdes, alusivos à tradicional festividade. Pedimos também que alunos entrem no clima e vistam algum traje na cor”, conta Marina.

Outros colaboradores da escola ficarão responsáveis pela diversão com música ao vivo, além do karaokê em inglês que convidará os estudantes e seus acompanhantes a soltarem a voz. Os ingressos estão à venda na Solução Fácil. “Conversando com os alunos adultos, percebemos que muitos deles já foram em uma festa de St. Patrick.Porém, muitos não sabem sobre qual cultura se trata. Então pensamos em agregar, oferecendo a parte do divertimento, da festa, trabalhando o lado cultural junto”, conclui.

Festa de São Patrício

Proprietário da Casa da Esquina Café, Rock e Bar, Samuel Schüler conta que
promoverá seu primeiro Dia de São Patrício

O Casa da Esquina Café, Rock e Bar promoverá o Dia de São Patrício neste sábado, 17. Esse será o 1° festival da Casa – e montenegrino- em alusão à data. De acordo com o proprietário do estabelecimento, Samuel Schüler, 31 anos, a ideia é uma festa de fraternidade. Com diversos jogos para comemorar a noite, como o Green Shot, o propósito é que os participantes entrem no clima da festividade, regada a muita diversão e bebidas.

“Acredito que muitas pessoas desconheçam a origem do St. Patrick Day. Associam o verde, por exemplo, aos gnomos, quando remete à Irlanda, ao padroeiro de lá. E o festival é justamente para trazer a essência, agregando à parte cultural, o conhecimento. Isso abre portas, horizontes, para ajudar as pessoas a entenderem o mundo”, afirma.

Com cerveja, chopp e absinto temático, na cor verde, Samuel explica que alguns colaboradores estarão, inclusive, fantasiados de leprechaun (ou duendes, outro símbolo recorrente da festa). “É uma comemoração, como a Oktoberfest, com animação e motivos para festejar e beber”, destaca.
O passaporte para o Dia de São Patrício da Casa da Esquina custa R$ 30,00. O festejo inicia às 18h. Após as 22h, acabam os jogos e a pista é aberta.

O Paddy’s Day em Dublin
Por André Rafael Herzer
Por algum motivo que desconheço – ok, talvez nem tanto, já que acredito ser questão comercial –, celebrar o Dia de São Patrício virou comum no Brasil. Aqui o apelo da festa não é apenas usar roupas verdes, mas também beber a cerveja com o mesmo tom. Porém, pela Irlanda, os festejos são um pouco diferentes. O “Saint Patrick’s Day” é um feriado religioso para homenagear o padroeiro da Irlanda. O verde também está presente por lá, mas não tanto na bebida e sim nas roupas e decoração. Seu significado remete ao modo como São Patrício converteu os pagãos da Ilha Esmeralda: ele usava um trevo de três folhas para explicar a Santíssima Trindade.

Mas vamos à festa! Estive na Irlanda em 2011 e pude viver um “Paddy’s Day” no país onde sua celebração originou-se (apesar de ter sido em Boston, grande colônia de irlandeses nos Estados Unidos, que a festa tornou-se tradição e ganhou o mundo). Estava em Dublin e os festejos começaram pela manhã com uma “Parade”, um desfile temático pela principal avenida da cidade. Milhares de pessoas acompanharam a parada, mas parecia haver uma tensão no ar.

Quando o desfile terminou, essa tensão se dissipou e começou a hora (ou horas) do dia que os irlandeses e milhares de turistas mais esperam no Saint Patrick’s Day: a da bebedeira. Os pubs (que são uma infinidade, acreditem) da capital lotaram e diversas ruas – como a histórica Temple Bar – eram invadidas pelos foliões. Como é proibido beber na rua na Irlanda, a parte da bebedeira ocorria dentro dos bares e aquela fanfarronice de gritar e cantar acontecia ao ar livre.

Mesmo se você estiver sozinho e não conhecer ninguém, você se sente parte de um enorme grupo – bêbado – que só pensa em uma coisa: se divertir. A cerveja em tom verde foi algo que pouco vi por lá, com a Guinness sendo a preferida da multidão que peregrinava de bar em bar.
Enfim, o Dia de São Patrício é para os irlandeses o que o Carnaval é para nós: uma celebração que serve de desculpa para beber e se divertir ensandecidamente por um dia.

Últimas Notícias

Destaques