Uma das coisas mais realizadas no final do ano é pensar sobre o ano que passou, refletir, criar listas para planos futuros. É como se tivéssemos mais um chance de realizar os projetos que ficaram de lado. Muitos se pegam desanimados por não terem finalizado aquele curso, viajado para o lugar desejado ou até mesmo não ter começado aquela corridinha. Mas é de suma importância reavaliar o ano que passou e definir o que será feito no próximo. Isso impacta diretamente na saúde da sua mente e do seu corpo.
Conversamos com a psicóloga Roberta Nedel sobre o hábito de fazer planos na virada do calendário, da importância disto e sobre como trabalhar para alcançar todas as metas no novo ano. Com a linha teórica da psicanalítica, Roberta acredita que as metas se tratam também da autoreflexão de desejos e gostos pessoais.
“De alguma forma isso sempre aparece nas sessões, porque tem haver com a vida das pessoas. Quando eu estou falando de metas e objetivos eu estou pensando nos meus desejos, nas minhas vontades, no que eu quero para a minha vida”. Segundo ela, esse momento é importante para pensar o que estamos desejando ou o que já viemos desejando e não estamos conseguindo fazer.
“Metas e objetivos são bem importantes, porque eles na verdade são um dos indicativos de que a pessoa está com uma saúde mental saudável”, diz a psicóloga. Traçar metas é ter perspectiva para o futuro, ânsia por algo novo, é querer viver.
Afinal, o que eu quero?
Roberta afirma que é necessário se questionar e tentar entender quais são os nossos objetivos e metas, sejam eles a curto, médio ou longo prazo. “Aqueles objetivos que as vezes estão meio esquecidos ou deixados de lado é legal talvez retomá-los, colocar eles em um nível de consciência”. Devemos parar um pouco a nossa vida para pensar nos nossos desejos pessoais.
De acordo com Roberta, é recomendável fazer uma lista do que se quer para o próximo ano, porém não há um jeito certo de fazer, é uma questão individual. Além disto, ela indica a procura de profissionais para a solução dos problemas. “Quando não estamos conseguindo realizar as nossas metas, pessoas especializadas podem nos ajudar. Porque às vezes as pessoas planejam, fazem esse exercício da autorreflexão das suas vontades, mas não conseguem realizar”, comenta.
Por exemplo, se eu tenho a vontade de emagrecer ou fazer exercícios, que tal procurar uma nutricionista ou educador físico? Se estou me autosabotando, porque não procurar uma psicóloga para entender os motivos e superá-los? A ajuda pode vir de todos os lados, assim como família e amigos.
Celebrar é importante!
Não podemos só nos martirizar por não alcançar uma das metas de 2019. Segundo a psicóloga devemos também celebrar conquistas à medida que são alcançadas. “O pouco que eu consigo fazer já ajuda e motiva para conseguir metas maiores. Acreditar na gente é importante para saber que conseguimos. É um reforço da auto-estima”.
“Uma das coisas que as pessoas podem fazer nesse período para ter uma saúde mental melhor é aproveitar o início de ano para promover encontros reais, com pessoas que são importantes para gente, porque hoje em dia a gente passa tanto tempo em encontro virtuais. E a saúde mental precisa muito dessas relações, as pesquisas apontam que uma das coisas que nos traz felicidade e qualidade de vida é manter relações e relações reais”, indica Roberta.
Confira sete dicas que podem contribuir na realização das metas:
1 – Escreva: escreva com vontade e amor, como se já fosse realizado. Estou feliz pois tenho minha casa, meu carro, o emprego que sempre sonhei.
2 – Tenha rituais: Coloque post-it no espelho, o celular para tocar, crie uma agenda somente de metas, todos os dias leia e se lembre delas. Acorde mais cedo para sonhar.
3 – Testemunhas: fale com o seu amigo, ele servirá de testemunha do seu comprometimento com aquelas metas. Ao falar, criamos sentimentos de comprometimento e conexão. Falar o sonho para a pessoa certa faz ele ganhar força, além de que ele também poderá lembrá-lo da sua vontade.
4 – Comprometimento escrito: por exemplo, eu me responsabilizo em dar meu máximo para conseguir alcançar tal meta e envie para esse amigo ou coloque em um local visível.
5 – Quadro das visões: coloque imagens num quadro daquilo que seria a vida dos seus sonhos. E, todos os dias, imagine-se neste cenário e agradeça que tudo o que está naquele quadro já é seu.
6 – Trabalhe no seu vazio existencial: faça uma autoreflexão do que você gosta e deseja para si. O vazio existencial precisa ser tratado para que você possa ter claro onde quer e pode chegar.
7 – 68 segundos: imagine e sinta a sua meta realizada por 68 segundos. Isso fará um campo energético voltado para a positividade que te ajudará a seguir em frente no cumprimento desses objetivos.