Se ver um bebê já dá aquela vontade de fazer carinho e de apertar, imagina vários ao mesmo tempo. E se estiverem dançando, então, é quase impossível resistir. É isso que acontecerá, a partir de março, no KHAOS Cênica Studio de Dança. Com o intuito de estimular a expressividade, criatividade, sociabilidade, consciência e descoberta corporal das crianças, a escola trabalha na junção de uma turminha de menores a partir dos 3 anos para começar a mexer o esqueleto. Mas ainda não tem data definida para o início das aulas.
“A partir de atividades lúdicas e brincadeiras que alimentam a imaginação dos pequenos e incentivando espontaneidade, nós iremos propor coregrafias”, explica a diretora do Studio, Lauren Hartz. Os encontros serão nas quartas-feiras, das 10h30min as 11h45min. E a turma de Dança Criativa, outra opção de entretenimento para quem tem a partir dos 6 anos, será nas terças e quintas, das 9h30min às 10h30min, com possibilidade de novos horários durante o ano.
De acordo com Lauren, a KHAOS já trabalha com a proposta de dança para crianças a partir dos 6 anos desde sua inauguração. “A novidade deste ano é a turma para os bebês”, informa. Ela ainda ressalta que a dança pode ser estimulada desde cedo, pois os próprios desenhos infantis já trazem consigo essa temática às crianças. “A proposta é justamente enriquecer o vocabulário corporal, dando espaço para um ambiente lúdico de aprendizado”, complementa.
Lisiane Schneigert da Rosa, mãe da aluna Mariana da Rosa, de 7 anos, acredita que a dança é importante, principalmente, para se desinibir. “Ela adora porque tem todos os ritmos”, explica a mãe. Dançarina desde os 6 anos, Lisiane conta que a filha se cobra bastante. “Ela treina em casa quando tem passos novos até fazer diretinho”, afirma.
Nádia Fadel, de 42 anos, colocou a filha Najla Fadel Bueno, de 7 anos, nessa atividade ainda pequena. “Ela já fazia ballet, mas, com o tempo, gostou de outros ritmos e começou na KHAOS”, justifica. Para Nádia, a dança contribui no desenvolvido dos sentidos da criança. E, ainda, diz contente que sua filha, após ter iniciado, coloca-se à frente das coisas. “Eu também já fazia dança individual e comecei nas de casal. Fortifica a união. A família toda já está voltada a isso”, conclui.
De acordo com a professora de Dança Criativa, Teatro e Circo, Camila Pasa, 24 anos, desde o início da vida, ainda na barriga da mãe, o ser em crescimento e formação já é estimulado pelas influências externas, sejam sonoras ou de movimento. “Quando os bebês nascem, as canções de ninar servem de acalento. Antes de aprender a caminhar, a criança já é capaz de reagir com movimentos às musicas que lhe são apresentadas”, explica.
Depois, segundo a professora, seguem desenvolvendo sua coordenação motora através de demonstrações dançadas, para que os familiares aplaudam e as incentivem a mais balanços – o que é parte fundamental do período infantil, o incentivo.
“A importância de aulas de dança desde pequeno se deve ao fato de que, com a Arte, é possível trabalhar a interação social e o amadurecimento do raciocínio às noções espaciais e à consciência corporal”, garante. Professora da aulas para os bebês, Camila explica que todas as crianças precisam brincar, fantasiar e imaginar, daí que surge a proposta das aulas.
Endereço
O KHAOS Cênica Studio de Dança fica na rua Bruno de Andrade, 1788, bairro Timbaúva. Mais informações podem ser obtidas no telefone (51) 98167.1072. O Studio está com matrículas abertas e cobra taxa de inscrição e mensalidade, que devem ser combinados diretamente com a diretora Lauren Hartz ou no Studio.