Flautista Vladimir Soares na Fundarte

Nesta sexta-feira, 17, o músico Vladimir Soares traz à Fundarte “Flauta Doce em Concerto – Da estampida anônima da Idade Média ao Jazz de Paul Leenhouts”. O evento inicia às 20h, no Teatro Therezinha Petry Cardona, e a entrada é gratuita, com retirada de senhas na Fundarte.

Natural de Porto Alegre, Vladimir Soares nasceu em 1985. Flautista e educador musical, iniciou seus estudos em música aos 11 anos de idade no Projeto Orquestra Villa-Lobos, com a professora Cecília Silveira. Mais tarde aprimorou-se na flauta doce com a professora Mariana Hoffmeister.

O currículo
– Mestre em Música pela Escola Superior de Música de Stuttgart (Musikhochschule Stuttgart), na Alemanha, onde concluiu dois mestrados: Música de Câmara e Flauta Doce, sob orientação de Hans-Joaquim Fuss e coorientação de Andrea Buchert, sendo que, no segundo mestrado, recebeu nota máxima e Láurea Acadêmica, fato que não ocorria há 25 anos na classe de flauta doce desta instituição.
– Concluiu a Licenciatura em Música, com habilitação em flauta doce, pela UFRGS, na classe de flauta doce da professora Dra. Lucia Carpena.
– Vencedor das edições de 2008, 2009 e 2010 do concurso Jovens Solistas da Orquestra Fundarte, do concurso Solistas DEMUS em 2010 e do concurso Jovens Solistas da OSPA em 2011, tem se destacado como intérprete de flauta doce e já atuou como solista à frente das principais orquestras do Rio Grande do Sul e da Stuttgarter Kammerorchester (Orquestra de Câmara de Stuttgart), na Alemanha.
– Iniciou seus estudos musicais no projeto Orquestra Villa-Lobos com Cecília Silveira, em 1996, e seguiu seus estudos de flauta doce com a professora Mariana Hoffmeister, em 2004.
-Em 2006, concluiu o curso técnico em música pela ESEP (Escola Sinodal de Ensino Profissional), na classe de flauta doce das professoras Luciane Cuervo e Juliana Pedrini.
– Participa do projeto Donne, que consiste na gravação de 5 CDs que homenageiam mulheres compositoras esquecidas ao longo do tempo. Um dos CDs será gravado com uma série de 6 sonatas para flauta e cravo, da compositora italiana Anna Bon di Venezia. As gravações acontecem entre 23 e 25 de outubro de 2018 em Londres, onde também ocorrerá o lançamento do álbum, em 2019.

Últimas Notícias

Destaques