As confraternizações de fim de ano estão chegando e muitas pessoas pensam que, devido ao isolamento social, e também pela nova legislação, os ruídos dos fogos de artifício, serão reduzidos na entrada de 2021. Mas, não tem como ter certeza. Por isso, retorna a polêmica quanto aos fogos e os animais de estimação.
Recentemente, foi regulamentada pelo governador Eduardo Leite – e tem validade já para este ano – a lei nº 15.366, de autoria da deputada Luciana Genro, que restringe o uso de materiais pirotécnicos. Está proibido no Rio Grande do Sul o uso de fogos de estampidos e de artifício que ultrapassem os 100 decibéis a uma distância de 100 metros de sua soltura. Decreto em vigor em todo o território estadual estabelece que a fiscalização ficará sob responsabilidade da Polícia Civil. Em caso de desobediência, poderá ser aplicada multa que varia de R$ 2 mil a R$ 10 mil, conforme a quantidade de fogos utilizados.
Um dos principais argumentos que levaram à criação da lei é o bem-estar animal. A música alta e a queima dos fogos podem amedrontar e estressar os pets, causando sofrimento, fugas e até um comportamento agressivo. Além disso, pode trazer risco à saúde dos peludos. Como a queima de fogos é comum nos festejos de início de ano, mesmo com a nova lei, é bom aprender alguns truques para deixar seu animalzinho mais confortável caso tenha barulho. Ainda não sabe o que fazer? Não se preocupe. Elencamos algumas dicas valiosas para garantir a segurança e o bem-estar do seu pet nas comemorações deste fim de ano.
Lugar confortável
Manter o animal em um local seguro em que ele já esteja familiarizado e de preferência goste de estar é uma ótima alternativa. Arrume um lugar escurinho, onde ele se sinta calmo. É importante deixar ao seu alcance caminha, brinquedos, água e comida, assim, ele deve passar a queima de fogos mais tranquilo. Outra boa dica é manter janelas e portas fechadas. Isso porque, na hora do susto, os pets podem escapar e se machucar.
Proteja os ouvidos
Se você proteger os ouvidos do seu pet, o impacto dos barulhos será bem menor. Para isso, não apenas um protetor auricular pode ser a solução. Você pode utilizar até mesmo algodão nos ouvidos que será bem eficaz. Na dúvida de como realizar a técnica, consultar um veterinário é sempre bom.
Faixa protetora
Para aliviar a tensão do animal, a dica de ouro é “envolver” seu corpo com uma faixa. Isso porque assim o pet se sentirá abraçado e acolhido, o que com certeza poderá diminuir seu medo. A técnica é chamada de “Tellington touch” e é bem simples. Coloque a faixa na altura do peito do animal e cruze as pontas depois do pescoço, na altura do dorso. Após, é preciso fazer o mesmo abaixo do pet. Por fim, dê um nó firme perto da coluna. Não se sentiu seguro? Consultar um veterinário pode te ajudar muito. Mas, atenção! Tenha cuidado para que o pano não esteja machucando ou sufocando o animalzinho. Ao lado, segue um passo a passo simples para tirar suas dúvidas.