O grupo montenegrino de teatro, Coletivo Órbita, estará neste final de semana na Sala Álvaro Moreyra (av. Erico Verissimo, 307), em Porto Alegre para apresentar o espetáculo “Macbeth e o Reino Sombrio: Shakespeare para crianças”. De quinta a domingo, até o dia 9 de setembro, ocorrem as apresentações na Capital. Nas quintas e sextas as apresentações são exclusivas para escolas. No entanto, aos sábados e domingos serão abertas ao público, a partir das 16h.
A história é contada em um cenário que relembra um parque de diversões, contendo diferentes formas para recriar o ambiente de cada cena. Com músicas inéditas, o enredo acompanha os generais de guerra Macbeth e Banquo, que voltam triunfantes de uma batalha contra a Noruega. Ao passar por um pântano, os dois se deparam com três bruxas que preveem que Macbeth e Flaence, filho de Banquo, se tornarão reis. Tomados pela ambição, Macbeth e sua esposa cometem traição contra o rei e desencadeiam uma série de batalhas.
Destinada a crianças, a nova versão de “Macbeth” surgiu do interesse de dialogar sobre temas trágicos sob a perspectiva do público infantojuvenil. Com o objetivo de democratizar o acesso à linguagem shakespeariana, o espetáculo mistura teatro, acrobacias e contação de histórias. Além disso, a apresentação também busca refletir sobre temas como equilíbrio e desequilíbrio, a ascensão ao poder e o símbolo do topo e do declínio.
A peça é uma adaptação do grupo Coletivo Órbita, de Montenegro. O elenco é formado por Camila Pasa, João Pedro Decarli e Rodrigo Waschburguer, que dão vida aos 18 personagens que contam a história. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria da Sala Álvaro Moreyra, com uma hora de antecedência, e custam R$ 30,00 (inteira).